Google Earth - Colocando nomes de ruas

Vou mostrar aqui o procedimento usado no progeto RGM que fiz para colocar nomes de ruas, estradas e coisas do tipo no Google Earth..

O resultado você confere no mapa geral online do Projeto RGM.

 

Primeiro: "Tire uma foto" do local.

Usei o programa GMapCatcher para obter as imagens, mas você pode usar o próprio Google Earth ou Maps. Então fiz uma captura de tela, como essa abaixo :)

 

Mas por que isso? Simles: Para escrever o título no formato da rua ou estrada.

 

Passo 2: Desenhe o título.

Para isso, usei o Inkscape criando o caminho e adicionando o texto. Criarei um artigo mais detalhado sobre isso...

 

 

Passo 3: Exporte a imagem como png.

O inkscape permite exportar como .png. Exporte em boa qualidade para melhor resultado, mas não exagere para não demorar de carregar depois. Recomendo separar cada rua como um arquivo individual. Isso agiliza a navegação no mapa e faz carregar mais rápido também.

 

 

Passo 4: Adicione como sobreposição de imagem.

Adicione no Google Earth como sobreposição de imagem. Se tiver intenção de publicar o arquivo, use um servidor de armazenamento online para guardar o arquivo e use a url dele para adicionar no seu projeto.

 

Esse processo de colocar títulos nas ruas também tem tem um segundo propósito: Ele é usado para criar o mapa versão para download, que ainda está no início...

 

Para ver o resultado dessa brincadeira, clique aqui:


Comentários

imagem de edil.eqa

Inkscape - muito bacana. Confesso que sou iniciante nele - foi minha saída ao mundo dos programas comerciais que me limitavam em vários aspectos - atende muito bem minhas necessidades e permite muitas possibilidades. Conheci e estudo ele no Acessa SP, e não paro mais.

 

Como é multiplataforma, uso em diferentes computadores, tanto Linux quanto Windows - o que me permite trabalhar em qualquer lugar que precisar (uso em diferentes computadores, inclusive em casa). No Acessa, uso um computador da prefeitura onde rodando Linux Educacional versão 4 (http://linuxeducacional.com/ gostei desta distro, que comecei a usar quando conheci o programa ProInfo) que me permite usar esse programa e experimentar novos recursos.

 

Quanto a usar nos computadores do Acessa:

O BrOffice tem um bom editor vetorial, inclusive a versão mais atual tem melhorias (versões mais novas sofrem melhorias dãããrr). Faço alguns trabalhos usando o BrOffice. Mas quando preciso de mais precisão, acabamentos e mais efeitos eu recorro ao inkscape, principalmente na hora de exportar o desenho em png por exemplo (preciso bastante e nesse caso o BrOffice não me satisfaz).

Mas na verdade, não abro mão de nenhum. Sempre recorro a um recurso em que um repõe a carência do outro. Um exemplo dos trabalhos usando esses editores está aqui: http://deecribeiraograndesp.blogspot.com/search/label/Eventos

 

Sobre alternativa online:

Eu recorri pouco a isso, mas vendo certa vez essa notícia http://br-linux.org/2009/aviary-raven-desenhos-vetoriais-na-web/ vi esse aplicativo online (inglês) http://www.aviary.com/online/vector-editor e esse “vetorizador” http://naweb.wordpress.com/2007/11/29/vetor-on-line/.

 

ps: Resposta atrasada, hein? kkk... é, me ocupei bastante esses dias - desculpe a demora

 

imagem de robson

Boa Edil.

Não conhecia esse programa. Você utilizou ele no seu computador de casa ou no Acessa? Existem opções online caso algum monitor se interesse mas só tenha o computador do Acessa pra usar?