Mapas + Inkscape + Google Earth + LibreOffice + GIMP

Salada de aplicativos, não :D

Esta é a combinação usada para produzir os mapas no RGM. Vou passar aqui um pouco da rotina para produzir os mapas, combinando mapas online em formato kmz com mapas para impressão em formato vetorial, e como são sincronizados.

 

Continuando com o RGM, retomei os trabalhos no Mapa Geral Online e Mapa Urbano, em versões para impressão e para ver direto da internet.

Agora o projeto conta com a importante contribuição do pessoal do setor de engenharia da Prefeitura Municipal (link), que forneceu dados sobre a zona urbana.

 

Com mais dados em mão, então mãos à obra!

Nos últimos dias e até o momento, estão sendo atualizados o mapa urbano para download e impressão, que até o momento ainda não teve nenhuma publicação e o mapa geral online que inclui a parte urbana, podendo ser visto pelo google earth, google maps e inclusive está presente em diversas páginas do projeto mesclada a outras informações. A novidade é que agora esse mapa também alimenta páginas do site da Prefeitura, parte de outro projeto em andamento (projeto e-Município).

 

Primeiro, o mapa da zona urbana que veio em em formato bruto .dwg (AutoCad) foi transformado em SVG através do software DWG to SVG (http://www.benzsoft.com/dwg-to-svg.html), que mesmo sendo de testes por 15 dias funcionou muito bem :).

 

Aí então já no Inkscape foi sincronizado com o mapa que eu já tinha. Um pouco de redimensionamento sem afetar a proporção... uma pequena rotação e pronto. A sincronização foi um sucesso!

 

Ao mesmo tempo preciso dessa informações no mapa online. O motivo é que esse mapa online conta com sobreposições de imagem que são criadas exatamente com esse mapa urbano no Inkscape.

 

Então a imagem do mapa é picada em quados menores orientados por letras e números, e exportado em arquivos individuais (um para cada quadrinho). O Inkscape é bem prático nessas tarefas.

 

 

Abrindo o Mapa Geral Online no Google Earth para poder editar, pego cada quadradinho e monto o mosaico novamente, cada um em seu lugar. Preciso dessa montagem para ter referência e poder desenhar as divisas e outros dados. Além disso, essa sobreposição será a camada Mapa, que terá os nomes de ruas e algumas informações que podem permanecer na forma de imagem.

 

 

É claro, não fico com uma calculadora o tempo todo fazendo contas... senão estaria doido agora, rs. Para isso criei uma planilha com uma relação de coordenadas, onde eu coloco a letra e o número (linha, coluna) do quadradinho e tenho latitude e longitude para poder colocar no lugar certo. Veja mais sobre a planilha no final desse texto.

 

 

Feito isso uma vez, atualizar as informações será rápido, pois felizmente só é preciso montar tudo isso apenas uma vez. Depois, basta alterar o desenho, pedir para salvar o quadrado específico e substituir o arquivo correspondente no mapa geral (arquivo .kmz).

É claro, colocar tantas imagens dentro de um arquivo .kmz para exibir online como um mapa geral gera um arquivo grande, com cerca de 1,5 MB.... então aí entra em ação o GIMP onde reduzo o tamanho das imagens convertendo em cores indexadas, dando um tamanho final ao arquivo bem menor, com cerca de no máximo 400KB.

Além disso, as imagens em mosaico agilizam o carregamento e o processamento pelo navegador.

Estou pesquisando como montar um comando para converter todas imagens automaticamente seja em terminal ou pelo GIMP... assim que conseguir coloco aqui. Aqui está: (atualizei este texto) http://rede.acessasp.sp.gov.br/node/8380

 

 

O trabalho ainda continua. Os quadrantes estão quase concluídos e logo em breve mapa online e o mapa urbano estarão aí disponíveis.

 

Para quem quiser dar uma olhada na planilha que calcula coordenadas, segue link para download. Ela foi feita em formato aberto .ods no LibreOffice e utiliza macros. Suas coordenadas, é claro, são para a zona urbana de Ribeirão Grande – SP.

Link para planilha: clique aqui (google drive)

 

 


Comentários

imagem de edil.eqa
Obrigado! :)
imagem de Chiquim
Da hora hein Edil ! Parabéns pelo trabalho