Todas as matérias

Edital abre inscrições para pedidos de FMs e TVs educativas

O Ministério das Comunicações (MC) lançou, dia 1° de março, o terceiro edital do Plano Nacional de Outorgas (PNO) de emissoras educativas. A nova chamada atende 84 municípios que podem receber rádios FM e TVs com fins educacionais. Em São Paulo, serão atendidas mais 19 cidades. As inscrições ficam abertas até 2 de maio.

Estão abertas as inscrições para o 8º Prêmio Vivaleitura!

 
Serão premiadas, com R$ 25 mil cada, quatro iniciativas das categorias: Biblioteca Viva; Escola Promotora de Leitura; Território da Leitura; e Cidadão Promotor de Leitura (pessoa física).
 
Esta edição quer estimular ainda mais a participação de projetos idealizados e/ou executados por crianças e jovens e também de ações de estímulo à leitura realizadas na internet!
 
O Prêmio é uma ação conjunta do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação e integra o Plano Nacional de Livr

Novo minicurso ajuda transformar problemas em oportunidades

Desenvolvido pelo Acessa SP, o minicurso usa a metodologia Design Thinking para ensinar a transformar ideias em projetos
 
O novo minicurso do Acessa SP vai ensinar aos participantes a transformar ideias – e até problemas – em projetos colaborativos e criativos para a sociedade.

Inclusão digital, ervas medicinais e cidadania: a receita que transformou uma biblioteca do interior de São Paulo

Um terreno vazio atrás da biblioteca municipal de Santo Antônio do Aracanguá, município que fica a 572 km da capital. Esse foi o ponto de partida para o desenvolvimento de uma horta medicinal que cresce a cada dia que passa. A ideia surgiu no mesmo momento em que o posto do Acessa SP foi implantado na cidade.

Conheça o projeto Voluntários Online no Ar em Arapeí

Na cidade de Arapeí, a monitora Bruna Aparecida da Silva verificou na comunidade tem uma Rádio Comunitária com poucas pessoa trabalhando por isso resolveu fazer um projeto com jovens e adultos da  cidade onde aprenderam um minicurso sobre Rádio com as principais características na teoria e na prática.Foi então que nasceu o projeto Voluntários Online no Ar.

Equipe da Rede de Projetos conhece projeto de Artesanato em Guararema

 

Na quinta-feira, 10 de dezembro, a equipe da Rede de Projetos em visita regional foi até Guararema conhecer o projeto “Inclusão Digital das Artesãs do CRAS”. Este projeto é realizado pela projetista e monitora Flávia Drigala e reúne 15 artesãs da cidade com o objetivo de aumentar as vendas com o uso da internet e tecnologia.

Projetista Daiani do Acessa SP ajuda as pessoas a tirarem RG

A monitora e projetista Daiani Alcade Cava de Cafelândia detectou uma necessidade da sua comunidade em que as pessoas não tinham documentos atualizados e outras não tinham nem o RG.

Em parceria com a prefeitura de Cafelândia e com o Poupatempo Lins ela teve a visão de ajudar essa pessoa a tiraram o RG, desde que o projeto começou em outubro de 2014 já foi atingido a marca de 196 RGs.

Captação de Recursos

Você teve aquela ideia para realizar um projeto para melhorar sua comunidade e para colocar em prática precisa de recursos, sejam eles financeiros e humanos.

Por isso escrevemos aqui algumas dicas para que você consiga recursos financeiros para seus projetos. Lembramos que não existem projetos com custo zero, pois mesmo que tenha sido aplicado por meio de parcerias ou doações, o projeto captou e usou recursos.

Posto de Aparecida oferece curso de Eletrônica Básica em Áudio e Potência

 
“A internet é um veículo de comunicação, mas também de aprendizagem”. É assim que Rogério Reis, monitor e projetista do posto que fica em Aparecida define o papel que a rede teve na elaboração do projeto “Curso de Eletrônica Básica em Áudio e Potência“, desenvolvido por ele ao longo desse ano. Rogério é apaixonado pelo tema desde a infância quando seu pai deixava-o brincar com aparelhos eletrônicos que não funcionavam mais. Foi nesta fase que desenvolveu o interesse em consertar rádios. “Ficava tentando consertar.

Modelo de trabalho com espaços compartilhados

O que é Coworking?

 

Coworking é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente com a mesma finalidade ou na mesma área de atuação.

Governo seleciona startups para inovar o Acessa SP

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira (17) a primeira edição do Pitch Gov SP, programa para atrair iniciativas inovadoras para a solução dos desafios da administração pública, em três áreas: saúde, educação e facilidades ao cidadão.

Prêmio dará 50 mil reais para projetos com atividades focadas em mulheres para 2016

O Prêmio Mulheres Tech in Sampa distribuirá 50 mil reais entre cinco projetos – dez mil reais para cada um – que incentivem o empreendedorismo feminino com foco em tecnologia e que sejam coordenados por mulheres. Segundo dados da Rede Mulher Empreendedora, 52% das micro e pequenas empresas da capital são geridas por mulheres.

Prêmio Mario Covas: Seis iniciativas da Rede de Projetos estão classificadas

Foi divulgado pelo portal do Prêmio Mario Covas os classificados na Categoria Inovação em Gestão Municipal e entre os 43 indicados estão seis projetistas da Rede de Projetos. São eles:

 

Como apresentar um pitch do seu projeto?

Você teve uma ideia, decidiu elaborar um projeto, organizou um cronograma de execução e agora chegou a hora de apresentá-lo.