AS CRIANÇAS NO COMBATE A DENGUE

O que é o seu projeto?: 

   Quero fazer esse mosqueteiro com as crianças para que possam se sentir exterminadoras da  dengue, e ajudando com um pequeno gesto, e responsabilidade a diminuir a proliferação do mosquito da dengue. As crianças terão que vigiar essa armadilha a cada 3 dias pelo menos, e ai se tiver larvas no mosqueteiro, será preciso descartá-las no chão. Sabemos que isso é uma realidade e que devemos ter conciência, cada um fazendo a sua parte, limpando os quintais, não acumlando água etc. As crianças servirão de exemplo para seus pais, e juntos vão ter que exercer a cidadania. Este mosqueteiro foi encontrado por mim em um site, quando estava pesquisando algumas coisas sobre sustentabilidade, quando a vi tive a idéia de fazer com as crianças que frequentam o posto, além de visitarem o site p/ ver o mosqueteiro, viram tammbém  muita coisa interessante no site que os deixaram muito curiosos, e ansiosos p/ a realização  do projeto.

Por que ele é importante?: 
Devemos ter conciência de tudo que nos cerca, das coisas boas, e das ruins, infelismente a dengue propaga a cada ano, podendo ser pior dependendo da região e isso pode afetar muito nossas vidas, a população, o Pais, enfim desenvolvendo a doênça e podendo levar até a morte em lugares com menos recurso, por isso, qualquer ação, mobilização, multirão, tudo é válido para diminuir os casos de dengue mesmo que seja na sua casa, bairro ou cidade.
Quais são os passos e estratégias para preparar seu projeto?: 

  É sempre muito bom trabalhar com crianças, elas são inteligentes e fácil de   assimilar as coisas, esse mosqueteiro servirá p/ conciêntizá-las desde já a combater a dengue, para quando forem adultos não tenham tanta dificuldade como os adultos de hoje.

  Expliquei como iremos realizar o projeto, apresentei-lhes o site onde conheci o mosqueteiro, falamos sobre a dengue, pedi p/ que trouxecem garrafas pets.

  Vou pedir material para a secretaria da educação( microtule e lixa e fita isolante), precisarei da ajuda dos professores que trabalham na biblioteca, onde fica situado o Acessa SP, para que me ajudem a orientar as crianças na confecção do mosqueteiro.

Público Alvo: 
Usarei o infantil, para atingir o adulto
Tipo do projeto: 
Meio ambiente
Posto do AcessaSP: 
Nome e e-mail dos participantes e/ou parceiros: 
<p>Monica Manhanini Garcia</p> <p>Jos&eacute; Roberto</p>
Número esperado de participantes do projeto: 
45

Mosqueteira feita pelas crianças!

   Essas são algumas das mosqueteiras que as crianças confeccionaram.

 

 

 


Fotos da confecção da mosqueteira

 

 

 

 


Confeccionando a mosqueteira

Finalmente chegamos na parte mais esperada do projeto, no dia 13/11/2012 começamos a confeccionar as mosqueteiras, fiquei impressionada com o desempenho das crianças.

Semana da Criança

 Nesta semana iríamos começas a confeccionar a mosqueteira, mais como estamos em outubro, no início do mês, só se fala no dia das crianças, e aqui estamos dando algumas atividades p/ comemorar esse dia, logo após retornaremos ao projeto.


VÍDEO DAS CRIANÇAS CANTANDO


CANTANDO E APRENDENDO

Esta foi mais uma atividade realizada dentro do projeto,"As Crianças no Combate a Dengue" com músicas também podemos aprender, as crianças adoram cantar, aprenderam rapidinho as músicas ; que encontramos na internet, foi uma atividade prazerosa. Além de cantarem aqui no Acessa SP, irian cantar na escola para todos os outros alunos.


Jogos na internet.

Jogando também se aprende, no projeto "As Crianças no Combate a Dengue", as crianças também aprendem brincando com os jogos sobre a dengue. Os jogos facilitam o aprendizado.

 

 

 


Jogos na internet.

Jogando também se aprende, no projeto "As Crianças no Combate a Dengue", as crianças também aprendem brincando com os jogos sobre a dengue. Os jogos facilitam o aprendizado.

 

 

 


Palestra realizada pelo Setor de Controle de Vetores.

   Recebemos no dia 26/08/2012 aqui no posto, o responsável pelo Setor de Controle de Vetores do município, o Sr.Alex, ele veio fazer uma palestra para as crianças. Ele é uma pessoa muito comunicativa, e soube agir e explicar tudo, de uma maneira que prendeu a atençao das crianças, elas participaram e fizeram pergunta, ele fez uso de do DATASHOW, para realizar a palestra esse foi mais um passo dado dentro do projeto, agradeço ao Sr. Alex pela maravilhosa palestra que apresentou. ABAIXO ALGUMAS FOTOS:

 


Atividades pedagógicas sobre a dengue.

  Nesta terça-feira  realizamos mais algumas atividades, os professores compareceram com seus alunos e juntos nós esclarecemos mais alguns assuntos sobre a dengue, foi  bem produtivo, trabalhamos com redação, desenho livre, mais desenhos no programa de pintura a pedido das próprias crianças, e também poderam imprimir e pintar um  desenho de acordo com a vontade de cada um. Logo  depois organizei uma exposição das atividades realizadas pelas crianças na Biblioteca Municipal.

 


Fotos das atividades realizadas.

        


RETORNANDO AO PROJETO APÓS AS FÉRIAS.

È pessoal acabou as férias, e os alunos voltaram a frequentar o posto, como ja sabem estávamos realizando o projeto, AS CRIANÇAS NO COMBATE A DENGUE, sendo assim estou dando continuidade. Quando o verão chegar quero que essas crianças estejam preparadas com suas armadilhas, evitando a propagação da DENGUE. Elas retornaram no dia 14/08/2012, nesta dia recebi a turma da profª Marcia do período da tarde, e no dia 16/08/2102, recebi a turma do profº Marcelo, do período da manhã.

FÉRIAS ESCOLARES

O projeto as crianças no combate a dengue terá continuidade após as férias escolares.

Fotos das crianças assistindo ao video

 

 


Atividades realizadas nesta terça-feira

  Hoje recebi as crianças participantes do projeto: Crianças no combate a dengue do período da tarde, ha 2 semanas que elas não compareciam aqui, por motivos de feriado e chuva.


Video sobre a dengue.

  Nesta  Quinta-feira as crianças compareceram ao posto, estavam animadas para pesquisarem um pouco mais sobre a dengue, mesmo estando no inverno achei importante trabalhar esse assunto com elas, porque assim quando o verão chegar estarão preparadas. fiz uma pesquisa na internet e encontrei um site que diz tudo sobre a dengue, inclusive tinha um vídeo, nãp perdi tempo passei para elas.


Imagem do mosqueteiro ( Armamdilha p/ impedir a proliferação do mosquito da dengue)

   Este MOSQUETEIRO foi retirado do site, www.sempresustentável.com.br. é um site maravilhoso e cheio de idéias, para aquelas pessoas que se preocupam com o futuro do nosso mundo!


Divulgar conteúdo