RGM

O que é o seu projeto?: 

RGM ou Região Georreferenciada em Mapas é um projeto relacionado a mapeamento com foco na Microrregião de Capão Bonito, SP.

É um projeto sem fins lucrativos, e para atingir seus objetivos, faz e incentiva o uso de software livre ou gratuito e a plataforma de mapeamento colaborativo OSM ou OpenStreetMap.

Em poucas palavras, RGM se resume em “Acesso ao conhecimento”. Além de contribuir, RGM se beneficia do OpenStreetMap para desenvolver aplicações e ações direcionadas à realidade e comunidade local e incentivar o uso e as múltiplas aplicações desse mapa livre do mundo.

O trabalho principal é reunir dados sobre esta microrregião de forma aberta para que esses dados sejam públicos e promovam conhecimento, desenvolvimento e novos trabalhos.

Para que você possa não apenas conhecer, mas também participar e utilizar em seus trabalhos, estudos, negócios ou qualquer que seja seu projeto :)

Os dados de mapas levantados pelo RGM estão no OpenStreetMap, para que não só o RGM, mas outros projetos também possam ser desenvolvidos, e para que você também possa ajudar a construir um mapa cada vez melhor do mundo.

 

Logotipo do OpenStreetMap

 

Por que ele é importante?: 

O OpenStreetMap é muito útil, mas é importante que as regiões estejam mapeadas... e ainda existe muito a se fazer nesse sentido: Falta muita coisa para se mapear, muitas cidades estão vazias. A Microrregião de Capão Bonito tem muitos recursos naturais e potencial turístico e econômico, e o OSM é a base ideal para mapear tudo isso.

O OpenStreetMap permite muita coisa... Existem centenas de projetos em andamento graças ao OSM. Para todos os tipos de finalidades, como geoprocessamento, causas humanitárias, meio ambiente, roteamento e navegação GPS, serviços eletrônicos, turismo, simuladores 3D, Realidade Aumentada, trabalhos gráficos, etc.

Quais são os passos e estratégias para preparar seu projeto?: 
  • Começar a mapear a região: Água, Vegetação, Vias, Serviços e Comércio
  • Buscar parcerias entre órgaõs públicos municipais para obtenção de dados públicos e aplicação dos mapas do OpenStreetMap
  • Procurar parcerias com pesquisadores, estudantes, ONGs que precisem trabalhar com mapas
  • Criar um site para o projeto com um aplicativo que mostre pontos de interesse regionais de forma amigável ao visitante - fácil de pesquisar e que incentive o uso do OpenStreetMap
Público Alvo: 
Pessoas em geral, independente do nível de informática que conheçam
Tipo do projeto: 
Preservação da memória local
Posto do AcessaSP: 
Número esperado de participantes do projeto: 
0

Planejando o Curso de OpenStreetMap

Nesta sexta-feira, dia 24 de outubro às 19hs foi realizada uma reunião na ETEC Dr. Celso Charuri (Centro Paula Souza) em Capão Bonito para planejamento do Curso prático de OpenStreetMap.
O objetivo desse curso é apresentar o OpenStreetMap, como mapear e contribuir e se beneficiar de suas diversas aplicações, visando também utilidade na realidade local.
Na foto, da direita para esquerda estiveram presentes na reunião o diretor da ETEC Denis Maricato, Cristina Beatriz do IDEAS e Cristina Fachinni da APTA Regional.


Manutenção no mecanismo de POIs

A visualização de pontos de interesse estará temporariamente em manutenção e ficará indisponível.

O motivo é que até o momento os POIs eram cadastrados manualmente na base de dados do projeto. A manutenção será para criar um mecanismo que compile dados baixados do OpenStreetMap e alimente o banco de dados do projeto. Isso permitirá se beneficiar das edições do mapa, e todas atualizações que ocorrerem.

Este é o mapa: http://www.projetorgm.com.br/mapa-regional/


Experimentos sobre mapeamento e monitoramento da superfície terrestre com LandSat 8

Continuando hoje o que teve início em meados do ano passado, estou realizando alguns testes com processamento de imagens do satélite LandSat 8.

O Objetivo é testar um método de obter imagens sempre atualizadas da superfície terrestre para mapear no OpenStreetMap e assim poder cobrir mudanças na vegetação, agricultura, água, florestas e outros.

O Satélite LandSat 8 visita um mesmo ponto aproximadamente a cada 16 dias e as imagens são gratuitas. Saiba mais sobre o LandSat aqui http://www.processamentodigital.com.br/2013/06/02/landsat-8-novas-combin...


Histórico do mapeamento da água na Microrregião de Capão Bonito

Este mapa termal mostra um histórico do mapeamento da água na Microrregião de Capão Bonito nos últimos 30 dias, edições dos contribuidores do OpenStreetMap, dentre eles, o projeto RGM. Bastante água, não? E ainda tem mais para mapear :D

Termal significa que quanto mais "quente" a cor, mais recente é a edição realizada.

Você conhece o nome de algum desses córregos mapeados? Envie pra gente :)

Acesse o mapa: http://www.itoworld.com/map/218?lon=-48.33522&lat=-24.04462&zoom=10&open...


Mais funcionalidades

Há muito tempo vinha observando como os usuários se comportam em relação ao uso da internet no posto do Acessa SP aqui de Ribeirão Grande, e notei que cada um quer aproveitar ao máximo a velocidade de conexão. Até aqui tudo bem, mas, vamos exemplificar: "Dez pessoas estão caminhando no deserto, e de repente encontram uma garrafa de dois litros de água. A primeira pessoa bebe tudo que puder para matar sua sede, a segunda faz o mesmo com oque sobrou da água, assim, para algumas pessoas resta pouca ou mesmo nenhuma gota d'água".

Controle de banda

Toplist brasileiro do StreetView colaborativo

Como está o andamento das fotografias do StreetView colaborativo no Brasil? Confira o Toplist: http://www.mapillary.com/map/places/brazil


COCAR – DL: mapas para GARMIN gratuitos, baseados no mapa que mais cresce no Brasil - o OpenStreetMap

COOPERATIVA DE CARTOGRAFIA DIGITAL LIVRE - COCAR DL: mapas para GARMIN gratuitos, baseados no mapa que mais cresce no Brasil - o OpenStreetMap

Nesse vídeo, conheça um pouco do COCAR e conheça o OpenStreetMap. Veja também como o mapa de sua região pode ficar melhor!

Site: http://cocardl.com.br/

 

See video

Diário dos usuários do OpenStreetMap

O díario dos usuários do OpenStreetMap lembra o blog da Rede de Projetos. Nele os mapeadores relatam suas atividades e experiências e recebem dicas, críticas e o apoio da comunidade.

Esse link é de um post meu falando sobre o RGM: http://www.openstreetmap.org/user/Edil%20Queiroz%20de%20Araujo/diary/22229


Procedimento básico de levantamento de vegetação através do OpenStreetMap

Esta é uma abordagem geral sobre o uso do OpenStreetMap para mapeamento de áreas verdes, baseado em traçado de áreas sobre imagens de satélite disponíveis no editor... aqui demonstro um método bem simples mas que pode ser complementado, amplificado e refinado para resultados mais elaborados.

Segue em anexo PDF: http://rede.acessasp.sp.gov.br/sites/default/files/procedimento_de_mapea...

Desenho feito com dados do OSM até a data desta postagem

Dispositivo para capturar fotos, parte 2

Fiz uma mudança no dispositivo que improvisei para coletar fotos automaticamente através do aplicativo Mapillary. A versão anterior (http://rede.acessasp.sp.gov.br/blogada/primeira-camera-para-coletar) era vertical. Agora passou a ser horizontal. Para fazer isso usei um câmbio dianteiro quebrado que veio da minha bicicleta como base e mais um pouco de massa epóxi.

Engraçado e funcional, he he...


Linux: Cortar, rotacionar e adicionar logomarca em centenas de imagens por comando com ImageMagick

No primeiro protótipo artesanal de coletar fotos para o Mapillary (www.mapillary.com/), as fotos eram tiradas na vertical. Logo vi que não não foi uma boa, pois a orientação vertical não se enquadra muito bem, e você acaba desejando recortá-la, principalmente em sites como no Mapillary, que tenta enquadrar horizontalmente provocando distorções.


Conhecimento envolvido dentro do projeto

Conhecimento envolvido, uma proposta desde o início do projeto para compartilhar o conhecimento reunido e gerado pelo projeto.

As postagens feitas no blog do portal da RDP se tornam o conteúdo, que recebe uma classificação em categorias e algumas tags. Esse conteúdo é catalogado no site do RGM e aponta para os links das postagens no portal da Rede de Projetos.

Quanto mais conteúdo e melhor forem usadas as tags, mais utilidade terá a página principal que acaba de ser criada e melhor será a experiência do visitante em encontrar informação.


Composição de cores em massa com Linux

Hoje vi mais alguns conceitos de composição de cores para tratamento de imagens de satélite através dos softwares disponíveis nas distribuições Linux, em especial o comando convert do pacote ImageMagick. Em especial também a finalidade de cada frequência que um determinado satélite pode oferecer como por exemplo para compor uma imagem que destaque a vegetação.

Disso tudo montei um sicript que automatiza alguns exemplos vistos e que pode ser conferido aqui: http://rede.acessasp.sp.gov.br/blogada/landsat-8-mapeando-no-osm-com


Coisas para fazer

Só para anotar e me orientar no projeto....


Mapa regional agora com mais opções

Como chegar, StreetView, Em 3D e editar o mapa:

O Mapa de Ribeirão Grande e Região, além de mostrar POIs ou pontos de interesse em diversas categorias, agora também mostra mais detalhes sobre cada um deles e novas opções de mapa. São elas: Como chegar (cria uma rota até o local), StreetView (Imagens da rua), Em 3D (ver local em um ambiente 3D) e editar o mapa (para se logar no OpenStreetMap e realizar correções naquele local).


StreetView Colaborativo de Ribeirão Grande e Capão Bonito

Primeiras imagens coletadas e enviadas ao StreetView colaborativo do Mapillary, começando com as principais vias de Ribeirão Grande e Capão Bonito e a rota para o Parque Estadual Intervales.

Faça um passeio: http://www.mapillary.com/map/im/ITfoZvSCBVZa9O-YbeIVZQ

A marca d'água foi adicionada via sheel script através do comando convert, do pacote ImageMagick. Também usei esse script ao mesmo tempo para comprimir as fotos, resultando em cerca de mais da metade do tamanho original sem perda significativa de qualidade. Em breve compartilharei por aqui.


Mapa de Ribeirão Grande agora com POIs

Agora o mapa de Ribeirão Grande e região terá visualização de POIs ou pontos de Interesse.

 

Nessas últimas semanas implementei as condições necessárias para isso fosse possível. Falta alguns ajustes, que na verdade são melhorias que virão conforme a evolução do projeto. Neste momento o que está para ser melhorado é a exibição dos dados completos do POI e a classificação completa das chaves mais usadas e os respectivos ícones.

 

Mapa agora possui POIs
Cadastro para facilitar a inclusão dos dados
Parte do código responsável em classificar chaves em grupos de camadas no mapa

Primeira Câmera para coletar fotos automaticamente

Para coletar imagens e contribuir com o StreetView colaborativo do Mapillary montei a primeira câmera do RGM, um improviso de fixar um smartphone a uma moto...

Exceto a estética, a parte funcional deu certo. Nos primeiros testes mais de 250 imagens foram coletadas andando pelas principais vias da região.

A vantagem de um veículo em vez de uma bicicleta ou a pé é a capacidade de cobrir mais distâncias e manter uma velocidade homogênea.


StreetView com dados do OpenStreetMap

Provavelmente você já deva ter ouvido falar do StreetView, onde você pode “entrar” em uma rua no mapa e ver as imagens de como ela é.

Agora imagina você mesmo montando um StreetView de onde você quiser, com mapas que você mesmo pode ajudar a fazer?

Veja este vídeo e conheça um pouco do Mapillary: http://vimeo.com/91600402

 


StreetView com dados do OpenStreetMap

Provavelmente você já deva ter ouvido falar do StreetView, onde você pode “entrar” em uma rua no mapa e ver as imagens de como ela é.

Agora imagina você mesmo montando um StreetView de onde você quiser, com mapas que você mesmo pode ajudar a fazer?


Divulgar conteúdo