RGM

O que é o seu projeto?: 

(Re)descobrindo o Gosto por Mapas - RGM

RGM defende o uso de mapas livres como solução para iniciativas que necessitem de dados geolocalizados.

Atua diretamente mapeando e contribuindo com o mapa de localidades, e demais regiões. Mais mais do que mapeamento, é solidário em ações humanitárias e incentiva a participação social através do emprego de mapas livres.

É baseado nos pilares do OSM ou OpenStreetMap e incentiva um mapa mais humano, feito colaborativamente por pessoas.

Este é o site do projeto:

projetorgm.com.br/

 

Por que ele é importante?: 

Todos nós precisamos de mapas, usamos mapas quase todos os dias, as vezes sem perceber. Mapas são representações gráficas do mundo real e geralmente buscamos representar ou encontrar representações simples e rápidas, fáceis de fazer, compreender e compartilhar. Esse projeto começou principalmente porque era difícil encontrar uma base de dados aberta, atualizada e confiável.

É um projeto para que as pessoas conheçam e utilizem mapas e ferramentas livres como forma de registrar e compartilhar o mundo de forma coletiva, de todos para todos

O mapa do OSM é uma grande base de dados geográfica aberta... Existem centenas de projetos em andamento graças ao OSM.  Pessoas motivadas a contribuir podem ajudar a esse mapa a crescer, tornando o OSM cada vez mais atualizado como uma representação livre do mundo real, à disposição para projetos de todos os fins. E contribuir está ao alcance de todos, pois as ferramentas e técnicas de mapeamento usam recursos simples e práticos.

Quais são os passos e estratégias para preparar seu projeto?: 
  • Apoiar solidariamente inciativas e ações sociais que precisem de mapeamento. Ex: Levantamento de história local, criação de roteiros turísticos, catalogação de pontos de interesse, etc
  • Ação direta de mapear, contribuir com o mapa de locais, melhorando a qualidade do mapa
  • Ação direta de aumento da cobertura de imagens e streetview da região
  • Ação direta de registro de tempo e espaço, registro de locais ao longo do tempo
  • Galeria de imagens relacionadas com informação georreferenciada para alcançar mecanismos de busca e divulgar o mapa da região através do Mapillary
  • Mapa do RGM, um mapa e janela interativa para as coisas que mais procuramos em um mapa e que o OSM pode oferecer como nenhum outro.
  • Mapa histórico, uma compilação da contribuição de pessoas interessadas em resgatar a história e cultura local
  • Mapas prontos que podem ser baixados e até impressos, destinados ao público geral. Mapas elegantes, informativos e de fácil e rápida compreensão.
  • Desenvover conteúdo simplificado para leitura (tipo tutoriais) e atividades como workshops e palestras para divulgar o OpenStreetMap
Público Alvo: 
Incialmente Microrreogião de Capão Bonito, cidades de Capão Bonito, Ribeirão Grande e Guapiara Global: Estudantes, turistas, pesquisadores, pessoas interessadas em levantamento de informação geolocalizada
Tipo do projeto: 
Preservação da memória local
Posto do AcessaSP: 
Nome e e-mail dos participantes e/ou parceiros: 
Coordenadoria de Cultura, Coordenadoria de Turismo, Departamento de Engeharia - Prefeitura Munucipal de Ribeirão Grande

Usando dados do OpenStreetMap com overpass turbo

Uma simples apresentação dessa poderosa ferramenta de consulta. Uma rápida apresentação de como consultar e extrair dados dessa grande base de dados aberta e livre que é o OpenStreetMap, usando overpass turbo.
Confira outros tutoriais: http://projetorgm.com.br/blog/category/conhecimento-envolvido/tutoriais/

See video

Mapeamento histórico em grupo

Nesta sexta, dia 26 de junho de 2015, fizemos um mapeamento histórico em grupo para registrar um pouquinho sobre a cultura e o passado de Ribeirão Grande. Da ideia de nosso grupo surgiu um novo projeto, um projeto coletivo formado por pessoas e parceiros interessadas em reunir e compartilhar a cultura e a história local.

Estiveram presentes o Coordenador de turismo Gustavo, Coordenadora de Cultura Bernadete, monitores e projetistas do Acessa Edil (projeto RGM) e Claudineia Viviane e artesão Zé Clarindo.

 


Mapeamento em grupo

 


RGM solidário: Montando um mapa histórico

Ribeirão Grande juntamente com seus municípios vizinhos está numa região cheia de historia pra contar. Em Ribeirão Grande especificamente existem muitos fragmentos de um passado ainda não bem contado. Estou buscando parceiros que também respiram esse desejo de compartilhar a nossa historia para reunir um pouco desse quebra-cabeça. O projeto como já vem fazendo usará o mapa livre do OpenStreetMap e Mapillary para compilar um mapa interativo de um pouco dessa história.


Voltando com a galeria de imagens

Em projetos acontece isso... algumas ideias a gente guarda na gaveta, e mais tarde elas voltam a serem usadas...


Mapeando locais históricos de bike

Ribeirão Grande tem muitos fragmentos de história... uma boa parte deles se encontram na na região menos habitada, ao sul, sudeste e leste do município. É uma regão ainda com poucos dados geográficos levantados abertamente, então escolhi o extinto bairro Barro Branco para mapear. Como nem eu conhecia o local, fui de bike para reconhecimento das condições das estradas. Não fui muito longe porque só pra chegar até o local levou 20km e tinha de voltar depois, mas valeu a pena... mas tem muito pra se registrar...


Encontros Regionais do Acessa SP usando mapa do OpenStreetMap através do projeto RGM

Um grande encontro merece um grande mapa... E o Mapa do RGM está apoiando o encontro Regional do Acessa em São João da Boa Vista. \o/

É um marco importante no projeto, pois esse é o objetivo dessa ferramenta, levar os mapas livres como utilidade pública, conquistando cada vez mais nas pessoas a preferência por esses mapas.

O mapa do RGM é uma iniciativa de divulgar em um só lugar principais serviços que procuramos quando consultamos um mapa.


Melhoramentos no Mapa do projeto RGM

Novos melhoramentos no mapa. Continuando de onde parei, agora é possível embutir o mapa dentro de sua página ou postagem, contando com a interatividade que o mapa do RGM oferece. E ainda mais, agora oferece mais 2 botões: Ver edições, mostrando no ito map as edições nos últimos 90 dias e o mapa ecológico


Rio acima: Mapeando Rio das Conchas

Aproveitando um sábado, dia 23 de maio, para registrar um pouco do Rio das Conchas, um importante rio que delimita uma grande parte da fronteira do município de Ribeirão Grande. Essa atividade está no diário de mapeador do OpenStreetMap > http://www.openstreetmap.org/user/Edil%20Queiroz%20de%20Araujo/diary/35186


Vídeo de apresentação do Mapillary, agora com legenda

Fiz uma rápida edição adicionando legenda no vídeo, incluindo em inglês também, pois essa tecnologia serve para todos do mundo inteiro, e esse vídeo pode ajudar em qualquer lugar ;)

Se alguém quiser sugerir uma tradução melhor, fico muito agradecido :)

O tutorial, ainda em português somente mas com o vídeo atualizado, se encontra aqui > http://rede.acessasp.sp.gov.br/blogada/que-tal-registrar-e-mapear-o


Registrando um evento no mapa da cidade

Registrando um pouquinho em fotos do dia 24 de maio, quando o centro poliesportivo ganhou vida com diversas atividades, como jogo de maia, futebol e teve a largada da trilha de motos e jeeps e a terceira etapa do desafio de mountain bike pela copa sudoeste paulista. Essas imagens estão no Mapillary, clique e confira: http://www.mapillary.com/map/imgl/GMNLTcPI5oBFGs-_ZWqu7A/photo


RGM 2 Commons

Foi feita uma doação de 133 imagens relacionadas ao patrimônio natural que o projeto tirou ao longo do tempo, e agora estão disponíveis na Wikimedia Commons, candidatas também ao concurso Wiki Loves Earth Brasil 2015 - Patrimônio Natural.

O projeto RGM fez muitas fotos desde o começo das atividades. Algumas fotos podem ser muito úteis, mesmo... por isso, algumas delas estão indo para Wikimedia Commons, pois além de disponibilizar sob uma licença aberta, essas fotos podem alimentar artigos da Wikipédia.


Que tal registrar e mapear o mundo juntos com Mapillary?

Mapillary...

Mapillary é um serviço colaborativo para mapear o planeta através de fotografia. Usando ferramentas simples, como smartphones ou câmeras de ação qualquer pessoa pode participar enviando fotos.  É um verdadeiro registro do mundo através de fotos e todos nós podemos fazer isso juntos.

Nesse vídeo de 8 minutos você vera uma explicação inicial sobre como utilizar.

See video

Mapas atuais e confiáveis que apoiam inclusão digital

 

Um mapa que todos nós juntos podemos melhorar e utilizar livremente, tornando cada vez mais atualizado e preciso, confiável... uma Wikipédia dos mapas livres... esse é o OpenStreetMap ou simplesmente OSM.


Streetview de principais Rodovias estaduais foi um sucesso!!

Aproveitando o Encontro Regional de Botucatu, não poderia perder a oportunidade de registrar imagens das rodovias por onde passei.

See video

Camiseta para o projeto

Precisando me identificar melhor na hora de sair por aí mapeando e para divulgar melhor o projeto, fiz uma experiencia montando uma camiseta personalizada.

Fiz o desenho no Inkscape, imprimi e usei papel carbono e tinta para tecido para desenhar na camiseta.

Ah, o QR Code funcionou :D


RGM permite mapas personalizados!!

Já é possível compartilhar os seus mapas usando o mapa do RGM de fundo. Esse recurso se chama RGM GoTo e em breve haverá um assistente para que você possa compartilhar seus mapas.

O mapa do RGM lhe da muitas opções em um só lugar: Belas camadas com temas diversos, camada de imagens do Mapillary e opções para gerar rota de chegada, streetview, visão 3D, editar mapa e outras coisas.

Confira alguns exemplos:

 


É fácil e rápido ajudar a melhorar o mapa do OpenStreetMap

Sim, basta adicionar uma notinha e contar mais sobre o mapa.
Sugira informações, relate erros, um local que não está no mapa, um ponto de interesse, uma árvore importante, uma atração turística ou algo muito importante para você ou sua comunidade.

Veja em menos de 1 minuto como fazer - no vídeo abaixo (sem áudio)
Vamos nessa!! Compartilhe!!

See video

Mapeando na mata

Nesses dias de feriado aproveitei para passear com familiares e registrar alguns locais curiosos na mata... usei aplicativos simples que gravam o percurso e fotografam com geolocalização.

Registrei grandes rochas, pedras famosas, nascentes, trilhas antigas e uma gruta interessante.

Um relato mais detalhado você encontra no meu diário no OpenStreetMap:


Coisas que você vai gostar de conhecer, usar e compartilhar

Mudança especial no significado do projeto. Agora traz o sentido real da trajetória e da proposta do projeto.

O OpenStreetMap e suas ferramentas derivadas são incríveis, podemos registrar o mundo e construir coisas melhores para ele juntos... então vamos compartilhar?

Todos podem colaborar, reutilizar e replicar em qualquer e de qualquer parte do mundo.


Divulgar conteúdo