RGM

O que é o seu projeto?: 

(Re)descobrindo o Gosto por Mapas - RGM

É um projeto dedicado a levantar e valorizar o conhecimento geográfico local através do OSM ou OpenStreetMap. Para isso desenvolve ações de conscientização e atividades de mapeamento colaborativo, construindo uma cobertura de mapas e fotografias livres que podem ser reutilizadas para diversos fins, inclusive comerciais.

Site:

projetorgm.com.br

Descubra e aprenda sobre os mapas livres

projetorgm.com.br/aprenda

 

 

Por que ele é importante?: 

O projeto começou na região sede do projeto, pela preocupação em preservar e desfragmentar o conhecimento geográfico e histórico, ao mesmo tempo porque existia dificuldade em obter dados geográficos atualizados e com garantia de liberdade de utilização.

O projeto é inspirado no ideal de que o conhecimento geográfico deve ser público, ninguém deve deter o monopólio sobre os lugares, e por isso é fundamentado nos pilares do OSM ou Openstreetmap http://openstreetmap.org/

Incentiva um mapa mais humano, feito colaborativamente por pessoas. Envolve constante atividade de mapeamento e registro de tempo e espaço para produzir um mapa confiável, preciso, e atualizado.

Por isso vem o significado de descobrir, ou Redescobrir o Gosto por Mapas. Precisamos conhecer mais o OSM e nos conscientizar da importância desse mapa nas nossas vidas.

 

 

Quais são os passos e estratégias para preparar seu projeto?: 
  • Apoiar solidariamente inciativas e ações sociais que precisem de mapeamento. Ex: Levantamento de história local, criação de roteiros turísticos, catalogação de pontos de interesse, etc
  • Ação direta de mapear, contribuir com o mapa de locais, melhorando a qualidade do mapa
  • Ação direta de aumento da cobertura de imagens e streetview da região
  • Ação direta de registro de tempo e espaço, registro de locais ao longo do tempo
  • Galeria de imagens relacionadas com informação georreferenciada para alcançar mecanismos de busca e divulgar o mapa da região através do Mapillary
  • Mapa do RGM, um mapa e janela interativa para as coisas que mais procuramos em um mapa e que o OSM pode oferecer como nenhum outro.
  • Mapa histórico, uma compilação da contribuição de pessoas interessadas em resgatar a história e cultura local
  • Mapas prontos que podem ser baixados e até impressos, destinados ao público geral. Mapas elegantes, informativos e de fácil e rápida compreensão.
  • Desenvover conteúdo simplificado para leitura (tipo tutoriais) e atividades como workshops e palestras para divulgar o OpenStreetMap

 

 

Público Alvo: 
Incialmente Microrreogião de Capão Bonito, cidades de Capão Bonito, Ribeirão Grande e Guapiara Global: Estudantes, turistas, pesquisadores, pessoas interessadas em levantamento de informação geolocalizada
Tipo do projeto: 
Preservação da memória local
Posto do AcessaSP: 
Nome e e-mail dos participantes e/ou parceiros: 
Coordenadoria de Cultura, Coordenadoria de Turismo, Departamento de Engeharia - Prefeitura Munucipal de Ribeirão Grande

Conheça o Humanitarian OpenStreetMap Team (HOT)

Dublagem da história do Time Humanitário OpenStreetMap, uma rede mundial de voluntários e mapas livres que estão fazendo uma verdadeira diferença na vida das pessoas afetadas pelo desastre.

O HOT também apoia o ensino e aprendizado de mapas livres. Uma das iniciativas é o LernOSM "aprenda OpenStreetMap" http://learnosm.org/pt/

See video

#MapillaryWalk: My bike ride

Meu passeio de mountain bike em uma estrada antiga, tirando fotos para o desafio #MapillaryWalk.

Nesta época as árvores chamadas Nateiros mudam a cor da vegetação. É um belo passeio cheio de aventura para imaginar o passado e admirar a paisagem.

Vote e ajude o projeto a divulgar a região

Gostou dessas imagens ou do lugar? Esta sequência está concorrendo no desafio #MapillaryWalk, e vocês podem conferir e votar nela nesse link


Imagem da semana na página wiki do OpenStreetMap

A imagem do suporte artesanal e seu passo a passo é destaque da semana na página wiki do OSM.

As imagens destaques são imagens doadas à comunidade para ilustrar as divulgações e conteúdos do OSM.

Conheça a documentação do incrível mundo do OpenStreetMap http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Main_Page

Imagem: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/File:RGM_DIY_mount_mapillary.jpg


Simple 3D buildings, mapeamento 3D do mundo real de forma simples

O OpenStreetMap é mais que um mapa. É um verdadeiro banco de dados livre do mundo, onde você também pode colaborar. Esse mapa pode tanto representar o mundo de forma plana quanto tridimensional com Simple 3D buildings.


OpenStreetMap no mapeamento de desastres

 

Rompimento de barragem em Mariana: Voluntários do OpenStreetMap estão mapeando construções, estradas, detalhes do local e impacto do desastre em toda área envolvida → Mapa https://www.openstreetmap.org/relation/5657805

Saiba mais sobre o gestor de tarefas HOT (Grupo Humanitário OpenStreetMap) → http://tasks.hotosm.org/

#OSMGeoWeek


Bicicletarias e locais de suporte para ciclistas

Neste sábado, dia 14 de novembro, resolvi atualizar o mapa do OSM de forma diferente da que costumo fazer. Em vez de apenas mapear como costumo fazer seja passando nas ruas ou no computador, achei interessante experimentar apresentar a aos estabelecimentos que estavam sendo mapeados o OpenStreetMap e que aquele local irá aparecer nesse mapa. Foi uma rápida atividade experimental em pouco mais de 1 hora. Tempo curto, mas deu pra visitar três lugares, tirar algumas fotos de ruas e inclusive dos lugares visitados.


É fácil e rápido ajudar a melhorar o mapa do OpenStreetMap!

Vídeo mostra já no primeiro minuto como é fácil e rápido ajudar a  melhorar o mapa do  OpenStreetMap.

Na semana de 15 a 21 de novembro temos a #OSMGeoWeek, onde usuários do OpenStreetMap do mundo todo se reúnem para criar mapas, compartilhar informação e celebrar a geografia!

Compartilhe!

#OSMGeoWeek

See video

Mapillary usando Ribeirão Grande e região como exemplo para demonstrar o potencial do streetview colaborativo

Mapillary usando Ribeirão Grande e região como exemplo para demonstrar o potencial do streetview colaborativo em seu material de divulgação pelo mundo.


RGM Map: Uma janela para coisas interessantes em um só lugar

Veja lugares com muitas opções tais como camadas, rotas, fotos e streetview, relatar melhorias e outras coisas interessantes. Mais> http://www.openstreetmap.org/user/edilqueirozdearaujo/diary/36240


Melhoramentos no mapa, recurso de impressão

 

Continuando os trabalhos, comecei a implementar o recurso de impressão, que vai facilitar impressão do mapa como é visto. Ficou muita coisa pendente, então ainda não está pronto... novidades em breve :)


Enviando para Mapillary fotos de câmeras

É possível enviar fotos manualmente para o Mapillary, inclusive é possível enviar até vídeos :) Como sugere, envio manual significa que algumas coisas devem ser feitas manualmente, incluindo geotaguear ou georreferenciar as fotos antes de enviar.

 

Em resumo, algumas informações na forma de tags EXIF devem estar presentes. São elas: Latitude, Longitude, Direção e tempo.


Melhoramentos no mapa

 

Continuando os melhoramentos, ontem foi dia de melhorar o compartilhamento do mapa. Quem quiser compartilhar o mapa agora tem mais opções. Se quiser salvar o mapa , incluindo camadas customizadas e obter um ID simples e QR code é só dar um nome para o mapa.


Imagens do Mapillary no mapa do RGM

 

Continuando com os melhoramentos no mapa, agora a integração com mapillary está usando a versão 2 da API para exibir mostrar imagens do Mapillary.

Confira: http://www.projetorgm.com.br/map/


Melhoramentos no mapa: camadas

Melhorias nas camadas exibidas no mapa.

Belas camadas que mostram os dados do OpenStreetMap de diversas formas, por exemplo, algumas voltadas para natureza, outras para o transporte.

Você pode conferir no site http://projetorgm.com.br/map/

 

 

 

 


Dispositivo DIY Para Fotografar com Mapillary versão 3

Terceira versão do suporte no estilo DIY (faça você mesmo) para fotografar com Mapillary enquanto pedala, pilota ou dirige.


Como está seu município no mapa?

Como está seu lugar ou seu município onde vive no mapa?

Visite o mapa e confira :)

http://www.projetorgm.com.br/municipios


Adicionando hotéis e outros pontos de interesse no mapa

Este post serve não só para monitores, mas para qualquer outra situação.

Constantemente precisamos de uma relação de hotéis e pontos de interesse em capacitações do Acessa, certo?

Que tal usar o que há de mais moderno e preciso para nos mantermos informados? :)

Esse é o mapa aos arredores do Parque da Juventude destacando hotéis. O mapa é em tempo real. Acompanha atualizações e contribuições. http://overpass-turbo.eu/s/c1f


A importância do OpenStreetMap

No começo do século XIX, a questão era saber que horas eram. Hoje, praticamente, as horas são universais. O dilema dos tempos modernos é a geografia e todos estão procurando pela fonte definitiva. Diversas empresas querem se tornar a fonte definitiva para mostrar aquilo que está na face da Terra. O mercado de mostrar onde você está e aonde ir se tornou uma disputa feroz.

Com todas estas empresas disputando o nicho, por que precisamos de um projeto como o OpenStreetMap?


Descubra e explore o mundo com Mapillary

Que tal conhecer cidades, estradas e lugares?

Visite http://projetorgm.com.br/streetview/

O projeto, assim como outras pessoas, já começou em alguns lugares. Você também pode participar, instalando o aplicativo Mapillary :)


Escolha o mapa certo

OSM é diferente de qualquer outro mapa. Assim como a Wikipedia, as pessoas são bem-vindas para contribuir com o mapa. Os dados desse mapa ficam disponíveis para todos, e todos podem reutilizar esses dados respeitando e mantendo a licença aberta do OSM. Um mapa atualizado, preciso e confiável onde todos podem ajudar a melhorar.


Divulgar conteúdo