RGM

O que é o seu projeto?: 

(Re)descobrindo o Gosto por Mapas - RGM

É um projeto baseado nos pilares do OSM ou OpenStreetMap e incentiva um mapa mais humano, feito colaborativamente por pessoas. Envolve constante atividade de mapeamento e registro de tempo e espaço para produzir um mapa confiável, preciso, e atualizado.

Também atua na divulgação do OpenStreeetMap como solução para iniciativas que necessitem de dados geolocalizados, incentivando o uso de mapas livres para produção de conhecimento e participação social.

Atua diretamente mapeando e contribuindo com o mapa de localidades, e demais regiões. É também solidário em ações de promovam desenvolvimento, preservação da memória e história local, e participação social através do emprego de mapas e tecnologias livres em outros projetos,  parcerias e comunidades.

Este é o site do projeto:

projetorgm.com.br/

Por que ele é importante?: 

Todos nós precisamos de mapas, usamos mapas quase todos os dias, as vezes sem perceber. Mapas são representações gráficas do mundo real e geralmente buscamos representar ou encontrar representações simples e rápidas, fáceis de fazer, compreender e compartilhar. Esse projeto começou principalmente porque era difícil encontrar uma base de dados aberta, atualizada e confiável.

É um projeto para que as pessoas conheçam e utilizem mapas e ferramentas livres como forma de registrar e compartilhar o mundo de forma coletiva, de todos para todos

O mapa do OSM é uma grande base de dados geográfica aberta... Existem centenas de projetos em andamento graças ao OSM.  Pessoas motivadas a contribuir podem ajudar a esse mapa a crescer, tornando o OSM cada vez mais atualizado como uma representação livre do mundo real, à disposição para projetos de todos os fins. E contribuir está ao alcance de todos, pois as ferramentas e técnicas de mapeamento usam recursos simples e práticos.

Quais são os passos e estratégias para preparar seu projeto?: 
  • Apoiar solidariamente inciativas e ações sociais que precisem de mapeamento. Ex: Levantamento de história local, criação de roteiros turísticos, catalogação de pontos de interesse, etc
  • Ação direta de mapear, contribuir com o mapa de locais, melhorando a qualidade do mapa
  • Ação direta de aumento da cobertura de imagens e streetview da região
  • Ação direta de registro de tempo e espaço, registro de locais ao longo do tempo
  • Galeria de imagens relacionadas com informação georreferenciada para alcançar mecanismos de busca e divulgar o mapa da região através do Mapillary
  • Mapa do RGM, um mapa e janela interativa para as coisas que mais procuramos em um mapa e que o OSM pode oferecer como nenhum outro.
  • Mapa histórico, uma compilação da contribuição de pessoas interessadas em resgatar a história e cultura local
  • Mapas prontos que podem ser baixados e até impressos, destinados ao público geral. Mapas elegantes, informativos e de fácil e rápida compreensão.
  • Desenvover conteúdo simplificado para leitura (tipo tutoriais) e atividades como workshops e palestras para divulgar o OpenStreetMap
Público Alvo: 
Incialmente Microrreogião de Capão Bonito, cidades de Capão Bonito, Ribeirão Grande e Guapiara Global: Estudantes, turistas, pesquisadores, pessoas interessadas em levantamento de informação geolocalizada
Tipo do projeto: 
Preservação da memória local
Posto do AcessaSP: 
Nome e e-mail dos participantes e/ou parceiros: 
Coordenadoria de Cultura, Coordenadoria de Turismo, Departamento de Engeharia - Prefeitura Munucipal de Ribeirão Grande

Mapas para download e impressão feitos com dados do OpenStreetMap

Finalmente, os mapas prontos estão de volta.


Mapa Lixo, veja o quanto o lixo polui o mapa

Resolvi fazer um teste com o Mapa do RGM usando fotografias que já fiz com Mapillary para mostrar estatísticas de descarte irregular de lixo doméstico ou entulho. E o mapa produziu um gráfico interessante. O resultado é esse mapa: http://www.projetorgm.com.br/map/?id=g

 


O que é um mapa e por que OpenStreetMap?

Se pretende usar mapas de alguma forma, provavelmente tenha pensado:

"Vou usar mapas do Google"

Então o projeto RGM recomenda:

"Que tal não usar? Use o mapa do OpenStreetMap :) ".

Não que você não possa usar o Google. Ele também é um grande serviço de mapas. Mas que não deveria, pois OSM é provavelmente mais adequado a seu propósito. Para entender melhor isso, vamos refletir rapidamente sobre o que é um mapa e o que é o OSM ou OpenStreetMap:

 


Crie facilmente mapas de calor ou dados agrupados com o Mapa do RGM

Agora o Mapa do RGM permite agrupar os dados do seu mapa ou criar uma visualização estilo mapa de calor de forma simples. É possível fazer isso usando Leaflet heat e Leaflet Cluster, e o Mapa do RGM faz isso para você.


Notas do mapa forncem informação de forma rápida

Adicionar notas no mapa é um jeito rápido e pratico de relatar melhorias ou dar mais informação para o mapa do OSM.

Aqui (link) estou montando uma relação de algumas notas interessantes ou notas que foram usadas para melhorar o mapa.

Saiba mais sobre notas do mapa: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Tutorial:Colaborando_com_Notas


Veja como chegar no Parque Estadual Intervales

Parque Estadual Intervales é um destaque em Ribeirão Grande e no Estado de SP. Sequência de fotos atuais tiradas com celular usando Mapillary mostram em detalhes a estrada até a chegada ao Parque.

Confira: http://mapillary.com/map/im/Lwe16biUox6eNysyNpOnSQ/photo


Registro de acidentes ambientais com Mapillary

Com Mapillary também é possivel fazer um registro de tempo e espaço relacionado a acidentes ambientais, como este pequeno foco de incêndio: http://www.mapillary.com/map/im/WoOcdlQzEC7Gt5SLOXYkBg/photo

 


Levando o projeto para utilidade pública

 

OpenStreetMap é mais do que um mapa. É informação livre, é utilidade pública. É hora de divulgar o mapa da região e mostrar que o mapa que está no ar pode ser usado livremente e gratuitamente para informar e promover soluções para necessidades locais. Dentre elas, turismo, informar e facilitar a vida das pessoas.

 


Trabalho intenso

"Por um mapa livre, gratuito, confiável e atualizado feito coletivamente por pessoas"

Nestes últimos meses, ainda mais agora em agosto, estou investindo e conciliando mais o meu tempo em atividades de mapeamento. Poucas chuvas, céu limpo e alta luminosidade são oportunidades importantes para isso também. Entre deslocamentos dentro do trabalho, final de semana ou feriado, deslocamentos também são oportunidades para algum registro. A ideia é aproveitar para mapear ou registrar lugares que ainda faltam.


Sinalização e análise de trânsito com base em fotografias

Mais do que um streetview, as imagens enviadas ao Mapillary pelos usuários servem para fornecer muita informação. Antes para mapeamento, e agora também para detecção de sinalização de trânsito.
O interessante é que alguns dados ou sinais são gerados além das placas que aparecem nas fotos, ou seja, do estado de conservação da via que aparenta na foto, da combinação com outras fotos entre si e da informação de tempo e espaço presente nos dados GPS dentro das imagens.


Mapa do OpenStreetMap ajudando a informar as pessoas

Fabinho Carioca, empresário dono de uma oficina de funilaria, reforma e customizações estava com um problema que por sinal muito comum por aqui e provavelmente em muitas cidades. Muito frequentemente viajantes, fretistas e demais gente de fora passam por sua oficina pedindo informação sobre localizar alguma rua da cidade.


RGM disponibiliza mapas para navegação GPS

Agora o RGM disponibiliza um atalho para navegação GPS, onde você pode usar os mapas gerados em sua cidade: http://projetorgm.com.br/gps/

Com esses mapas atualizados e confiáveis você pode atualizar o seu aparelho de navegação veicular ou transformar seu celular/tablet em um GPS.

O que você pode fazer com esses mapas e GPS? Dê uma olhada: http://rede.acessasp.sp.gov.br/blogada/uma-ideia-que-pode-ser-replicada


Uma ideia que pode ser replicada em sua cidade

O OpenStreetMap é uma base de dados atualizada, precisa e confiável com potencial para ser superior a seus concorrentes. Seus projetos e ideias são possíveis de verdade se utilizar os dados livres do OpenStreetMap, em vez de outros mapas.

 


Como aproveitar o conteúdo da internet dentro da lei: Mapas

Ao contrário do que muitos acreditam, os dados de sistemas como Google Maps e Bing Maps não são livres – você não pode utilizar esse conteúdo (imagens, dados) sem autorização das empresas. Ainda mais, você não tem a liberdade de adicionar e editar conteúdo livremente e mesmo que possa, estará adicionando conteúdo a uma base fechada que não permite que você reutilize os próprios dados que colaborou.


Combine camadas em seus mapas com o mapa do RGM

O Mapa do RGM tem como objetivo ser uma janela para coisas legais no OSM. Ele permite visualizar, compartilhar e combinar os mapas de formas diferentes.

Destaques

Ele destaca 3 grandes novidades:

See video

Visita ao Encanados Rio das Conchas

No dia 30 de julho participei do grupo para visitar o Encanados Rio das Conchas. Mapeei através de fotos com Mapillary o caminho e o local.

Houve grande perda de fotos, porque o celular não se sai muito bem em lugares pouco iluminados. De 2.132 fotos, 1.680 estavam boas. Deram um total de 5,2 GB de dados, que comprimidas resultaram em 1,5 GB.


Nova versão do mapa do RGM

Apesar de alguns atrasos, conforme escrevi antes agora lanço a nova versão do mapa do RGM.

Ele destaca 3 grandes novidades:


Mapa em desenvolvimento intenso

Nestes últimos dias, acho que já foram mais de 8, o mapa do RGM está em um desenvolvimento intenso para oferecer melhorias muito interessantes. Trata-se da possibilidade de remixar e compartilhar mapas. Isto quer dizer que além de ver os mapas de diversas formas, será possível adicionar mapas criados no editor mapbox e inclusive reutilizar os mapas que já foram criados por outros adicionando suas próprias camadas. E ao compartilhar o mapa será oferecida várias opções, incluindo QR Code.


Registro de tempo e espaço

"O tempo está passando, e o mundo está contando uma história... em todo lugar"... vejo na fotografia uma forma de registrar um pouco do mundo.

Inaugurei uma seção no portal do projeto para destacar uma parte do trabalho que ando fazendo. A intenção é mostrar alguns exemplos de registros fotográficos com propósito de registrar mudanças ao longo do tempo usando Mapillary.

Você podem conferir alguns desses destaques aqui http://projetorgm.com.br/espaco-tempo/


Novo protótipo de suporte para celular

Estou testando um novo suporte para celular fácil de montar e com materiais simples e fáceis de encontrar.

Este modelo usará papelão, palitos para picolé (novos para fazer - usados não, he he), cola para madeira, cola quente e um encaixe de esticador dianteiro de marcha de bicicleta. 

Está ficando bem mais leve e compacto, principalmente em relação a seu antecessor... em breve mais novidades e o teste-drive...  


Divulgar conteúdo