RGM

O que é o seu projeto?: 

(Re)descobrindo o Gosto por Mapas - RGM

Um projeto para que você conheça e utilize mapas e ferramentas livres como forma de registrar e compartilhar o mundo de forma coletiva, de todos para todos

Todos nós precisamos de mapas, usamos mapas quase todos os dias, as vezes sem perceber. Mapas são representações gráficas do mundo real e geralmente buscamos representar ou encontrar representações simples e rápidas, fáceis de fazer, compreender e compartilhar.

Este projeto surgiu da necessidade de produzir e descobrir como fazer tais mapas, e tem como base o OSM ou OpenStreetMap e ferramentas dele derivadas. Com isso o projeto busca divulgar e promover o alcance desse conhecimento, mostrando que podemos juntos, colaborativamente, criar um mapa e registro do mundo com dados precisos e atualizados e nos beneficiar desses dados para as mais variadas aplicações.

Os dados levantados pelo RGM estão no OpenStreetMap, no Mapillary, no GitHub , no mapa do RGM e divulgado no facebook para que não só o RGM, mas outros projetos também possam ser desenvolvidos, e para que você também possa ajudar a construir um mapa cada vez melhor do mundo.

Por que ele é importante?: 

O OpenStreetMap é muito útil, mas é importante que as regiões estejam mapeadas... e ainda existe muito a se fazer nesse sentido: Falta muita coisa para se mapear, muitas cidades estão vazias. A Microrregião de Capão Bonito tem muitos recursos naturais e potencial turístico e econômico, e o OSM é a base ideal para mapear tudo isso.

O OpenStreetMap permite muita coisa... Existem centenas de projetos em andamento graças ao OSM. Para todos os tipos de finalidades, como geoprocessamento, causas humanitárias, meio ambiente, roteamento e navegação GPS, serviços eletrônicos, turismo, simuladores 3D, Realidade Aumentada, trabalhos gráficos, etc.

Quais são os passos e estratégias para preparar seu projeto?: 
  • Começar a mapear a região e cidades que não estão pouco mapeadas e divulgar o mapa
  • Incentivar e apoiar novos usuários
  • Buscar parcerias entre órgaõs públicos municipais para obtenção de dados públicos e oferecer a aplicação dos mapas do OpenStreetMap
  • Procurar parcerias com pesquisadores, estudantes, ONGs que precisem trabalhar com mapas, compartilhando os mapas do OSM
  • Divulgar para mecanismos de imprensa as ferramentas e vantagens de se usar mapas do OpenStreetMap
  • Desenvover atividades com workshops e palestras para divulgar o OpenStreetMap
  • Testar as ferramentas disponíveis e criar demonstrações e exemplos práticos compartilhando os resultados do que se pode fazer com OpenstreetMap
Público Alvo: 
Microrreogião de Capão Bonito, cidades de Capão Bonito, Ribeirão Grande e Guapiara
Tipo do projeto: 
Preservação da memória local
Posto do AcessaSP: 
Número esperado de participantes do projeto: 
0

Que tal registrar e mapear o mundo juntos com Mapillary?

Mapillary...

Mapillary é um serviço colaborativo para mapear o planeta através de fotografia. Usando ferramentas simples, como smartphones ou câmeras de ação qualquer pessoa pode participar enviando fotos.  É um verdadeiro registro do mundo através de fotos e todos nós podemos fazer isso juntos.

Nesse vídeo de 8 minutos você vera uma explicação inicial sobre como utilizar.

See video

Mapas atuais e confiáveis que apoiam inclusão digital

 

Um mapa que todos nós juntos podemos melhorar e utilizar livremente, tornando cada vez mais atualizado e preciso, confiável... uma Wikipédia dos mapas livres... esse é o OpenStreetMap ou simplesmente OSM.


Streetview de principais Rodovias estaduais foi um sucesso!!

Aproveitando o Encontro Regional de Botucatu, não poderia perder a oportunidade de registrar imagens das rodovias por onde passei.

See video

Camiseta para o projeto

Precisando me identificar melhor na hora de sair por aí mapeando e para divulgar melhor o projeto, fiz uma experiencia montando uma camiseta personalizada.

Fiz o desenho no Inkscape, imprimi e usei papel carbono e tinta para tecido para desenhar na camiseta.

Ah, o QR Code funcionou :D


RGM permite mapas personalizados!!

Já é possível compartilhar os seus mapas usando o mapa do RGM de fundo. Esse recurso se chama RGM GoTo e em breve haverá um assistente para que você possa compartilhar seus mapas.

O mapa do RGM lhe da muitas opções em um só lugar: Belas camadas com temas diversos, camada de imagens do Mapillary e opções para gerar rota de chegada, streetview, visão 3D, editar mapa e outras coisas.

Confira alguns exemplos:

 


É fácil e rápido ajudar a melhorar o mapa do OpenStreetMap

Sim, basta adicionar uma notinha e contar mais sobre o mapa.
Sugira informações, relate erros, um local que não está no mapa, um ponto de interesse, uma árvore importante, uma atração turística ou algo muito importante para você ou sua comunidade.

Veja em menos de 1 minuto como fazer - no vídeo abaixo (sem áudio)
Vamos nessa!! Compartilhe!!

See video

Mapeando na mata

Nesses dias de feriado aproveitei para passear com familiares e registrar alguns locais curiosos na mata... usei aplicativos simples que gravam o percurso e fotografam com geolocalização.

Registrei grandes rochas, pedras famosas, nascentes, trilhas antigas e uma gruta interessante.

Um relato mais detalhado você encontra no meu diário no OpenStreetMap:


Coisas que você vai gostar de conhecer, usar e compartilhar

Mudança especial no significado do projeto. Agora traz o sentido real da trajetória e da proposta do projeto.

O OpenStreetMap e suas ferramentas derivadas são incríveis, podemos registrar o mundo e construir coisas melhores para ele juntos... então vamos compartilhar?

Todos podem colaborar, reutilizar e replicar em qualquer e de qualquer parte do mundo.


É assim que acontece

Resolvi a partir de agora mostrar um pouco mais do lado humano e divertido da coisa... contribuir com o OpenStreetMap é muito legal mesmo!

Eu uni três coisas que mais gosto: Pedalar, mapear e meu serviço como monitor do Acessa :) O resultado é uma linha de mapeamento para o projeto RGM. E mapear pode ser muito mais divertido do que parece - mesmo! Esse é um exemplo de como ajudo o mapa a crescer, ao mesmo tempo aproveitando meu tempo e minha rotina (ou pra fugir da rotina, rs).

 


Mapeando Botucatu

Aproveitando o Encontro Regional para mapear pontos de interesse e ruas de Botucatu através só aplicativo de fotografia e streetview Mapillary. As fotos já estão disponíveis: http://www.mapillary.com/map/im/vQKQoyc29M1jFm_L9g2kMQ


Mapas impressos, parte 2

 

Continuando o post anterior, uma versão em PDF do mapa urbano está pronta.

Ontem, dia 22/04/2015, conversei com a equipe do setor de engenharia da Prefeitura Municipal e obtive uma atualização de algumas ruas que recentemente receberam nome.


Veja mapas de forma diferente!

O mapa do RGM usa Mapbox para exibir mapas do OpenStreetMap, e você pode visualizar em diversos temas difentes! Confira → http://projetorgm.com.br/map

Vídeo → https://youtu.be/hZPQpFQORS8

See video

Linha do tempo do RGM

O RGM tem agora uma linha do tempo. Assim fica mais fácil demonstrar os principais acontecimentos e feitos do projeto. Você pode conferir aqui http://www.projetorgm.com.br/sobre/


Mapa do RGM agora suporta opções personalizadas via URL

 

Que tal usar o mapa do RGM de fundo para compartilhar seu mapa personalizado? Mas como assim?

Você pode criar seu mapa com marcadores e tudo mais através da ferramenta Mapbox http://mapbox.com/editor/ e informar o ID do mapa criado para o mapa do RGM mostrar.

 


Carregador para smartphone com pilhas recarregáveis

Utilizo meu celular para mapear. Gravar trilhas GPX, tirar fotos com o aplicativo Mapillary e outras tarefas de mapeamento. Isso consome muita energia, haja bateria. Confira como fiz um carregador simples de emergência a base de pilhas recarregáveis para dar mais segurança em minhas atividades de mapeamento :)

 


Mapas impressos da cidade

A muito tempo quis produzir mapas impressos da cidade que fossem agradáveis de se ver e compreender. Essa é uma linha de trabalho do RGM que agora está se tornando realidade.

 

O produto...

 


Agradecimentos pelas parcerias

Registrando aqui meu agradecimento pelo apoio e parceria da pesquisadora Cristina Fachini em prol da execução do curso de OpenStreetmap na ETEC Dr. Celso Charuri – Centro Paula Souza de Capão Bonito. Recebi no mês passado uma cópia gravação do relato de alguns alunos do curso, um pequeno depoimento de cada um sobre o que acharam de ter conhecido o OpenStreetMap.

O vídeo foi utilizado no Projeto de Tese de Doutorado da pesquisadora “Patrimônio Territorial das Microbacias do Rio das Almas - SP”


Como criar um mapa de sua cidade com índice de ruas e prédios públicos

No artigo http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSM_on_Paper (inglês, ainda não traduzido) você encontrará várias ferramentas para fazer isso.

Nesse artigo o destaque é o site http://maposmatic.org. Com ele você pode fazer o seu próprio mapa de qualquer parte do mudo.

O interessantes é que esse site gera um mapa com índice de ruas e prédios públicos. Os dados são do OpenStreetMap, um mapa livre e editável do mundo criado voluntariamente por pessoas de toda parte do planeta.

See video

Mais 4777 fotos no mapa!!

 

Mais imagens e sequências de streetview da região. São mais 4777 fotos de regiões como Itapetininga, Capão Bonito e Ribeirão Grande no Mapillary.

Mapillary também apoia o OpenStreetMap: Com essas imagens, novos pontos de interesse puderam ser identificados e adicionados no mapa do OpenStreetMap também.

Até o momento, 14.521 imagens enviadas e 359 Km mapeados em fotos!!


Perspectivas para o projeto

 

Algumas ideias atuais para andamento do projeto...

Mapas impressos da cidade → Um belo mapa a partir do OpenStreetMap sobre municípios e cidades e mapas temáticos em PDF e impressos.

RGM GoTo → Mapas interativos e personalizáveis através de URLs amigáveis e Códigos QR.


Divulgar conteúdo