RGM

O que é o seu projeto?: 

RGM ou Região Georreferenciada em Mapas é um projeto relacionado a mapeamento com foco na Microrregião de Capão Bonito, SP.

É um projeto sem fins lucrativos, e para atingir seus objetivos, faz e incentiva o uso de software livre ou gratuito e a plataforma de mapeamento colaborativo OSM ou OpenStreetMap.

Em poucas palavras, RGM se resume em “Acesso ao conhecimento”. Além de contribuir, RGM se beneficia do OpenStreetMap para desenvolver aplicações e ações direcionadas à realidade e comunidade local e incentivar o uso e as múltiplas aplicações desse mapa livre do mundo.

O trabalho principal é reunir dados sobre esta microrregião de forma aberta para que esses dados sejam públicos e promovam conhecimento, desenvolvimento e novos trabalhos.

Para que você possa não apenas conhecer, mas também participar e utilizar em seus trabalhos, estudos, negócios ou qualquer que seja seu projeto :)

Os dados de mapas levantados pelo RGM estão no OpenStreetMap, para que não só o RGM, mas outros projetos também possam ser desenvolvidos, e para que você também possa ajudar a construir um mapa cada vez melhor do mundo.

 

Logotipo do OpenStreetMap

 

Por que ele é importante?: 

O OpenStreetMap é muito útil, mas é importante que as regiões estejam mapeadas... e ainda existe muito a se fazer nesse sentido: Falta muita coisa para se mapear, muitas cidades estão vazias. A Microrregião de Capão Bonito tem muitos recursos naturais e potencial turístico e econômico, e o OSM é a base ideal para mapear tudo isso.

O OpenStreetMap permite muita coisa... Existem centenas de projetos em andamento graças ao OSM. Para todos os tipos de finalidades, como geoprocessamento, causas humanitárias, meio ambiente, roteamento e navegação GPS, serviços eletrônicos, turismo, simuladores 3D, Realidade Aumentada, trabalhos gráficos, etc.

Quais são os passos e estratégias para preparar seu projeto?: 
  • Começar a mapear a região e cidades que não estão pouco mapeadas e divulgar o mapa
  • Incentivar e apoiar novos usuários
  • Buscar parcerias entre órgaõs públicos municipais para obtenção de dados públicos e oferecer a aplicação dos mapas do OpenStreetMap
  • Procurar parcerias com pesquisadores, estudantes, ONGs que precisem trabalhar com mapas, compartilhando os mapas do OSM
  • Divulgar para mecanismos de imprensa as ferramentas e vantagens de se usar mapas do OpenStreetMap
  • Desenvover atividades com workshops e palestras para divulgar o OpenStreetMap
  • Testar as ferramentas disponíveis e criar demonstrações e exemplos práticos compartilhando os resultados do que se pode fazer com OpenstreetMap
Público Alvo: 
Microrreogião de Capão Bonito, cidades de Capão Bonito, Ribeirão Grande e Guapiara
Tipo do projeto: 
Preservação da memória local
Posto do AcessaSP: 
Número esperado de participantes do projeto: 
0

Veja mapas de forma diferente!

O mapa do RGM usa Mapbox para exibir mapas do OpenStreetMap, e você pode visualizar em diversos temas difentes! Confira → http://projetorgm.com.br/map

Vídeo → https://youtu.be/hZPQpFQORS8

See video

Linha do tempo do RGM

O RGM tem agora uma linha do tempo. Assim fica mais fácil demonstrar os principais acontecimentos e feitos do projeto. Você pode conferir aqui http://www.projetorgm.com.br/sobre/


Mapa do RGM agora suporta opções personalizadas via URL

 

Que tal usar o mapa do RGM de fundo para compartilhar seu mapa personalizado? Mas como assim?

Você pode criar seu mapa com marcadores e tudo mais através da ferramenta Mapbox http://mapbox.com/editor/ e informar o ID do mapa criado para o mapa do RGM mostrar.

 


Carregador para smartphone com pilhas recarregáveis

Utilizo meu celular para mapear. Gravar trilhas GPX, tirar fotos com o aplicativo Mapillary e outras tarefas de mapeamento. Isso consome muita energia, haja bateria. Confira como fiz um carregador simples de emergência a base de pilhas recarregáveis para dar mais segurança em minhas atividades de mapeamento :)

 


Mapas impressos da cidade

A muito tempo quis produzir mapas impressos da cidade que fossem agradáveis de se ver e compreender. Essa é uma linha de trabalho do RGM que agora está se tornando realidade.

 

O produto...

 


Agradecimentos pelas parcerias

Registrando aqui meu agradecimento pelo apoio e parceria da pesquisadora Cristina Fachini em prol da execução do curso de OpenStreetmap na ETEC Dr. Celso Charuri – Centro Paula Souza de Capão Bonito. Recebi no mês passado uma cópia gravação do relato de alguns alunos do curso, um pequeno depoimento de cada um sobre o que acharam de ter conhecido o OpenStreetMap.

O vídeo foi utilizado no Projeto de Tese de Doutorado da pesquisadora “Patrimônio Territorial das Microbacias do Rio das Almas - SP”


Como criar um mapa de sua cidade com índice de ruas e prédios públicos

No artigo http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSM_on_Paper (inglês, ainda não traduzido) você encontrará várias ferramentas para fazer isso.

Nesse artigo o destaque é o site http://maposmatic.org. Com ele você pode fazer o seu próprio mapa de qualquer parte do mudo.

O interessantes é que esse site gera um mapa com índice de ruas e prédios públicos. Os dados são do OpenStreetMap, um mapa livre e editável do mundo criado voluntariamente por pessoas de toda parte do planeta.

See video

Mais 4777 fotos no mapa!!

 

Mais imagens e sequências de streetview da região. São mais 4777 fotos de regiões como Itapetininga, Capão Bonito e Ribeirão Grande no Mapillary.

Mapillary também apoia o OpenStreetMap: Com essas imagens, novos pontos de interesse puderam ser identificados e adicionados no mapa do OpenStreetMap também.

Até o momento, 14.521 imagens enviadas e 359 Km mapeados em fotos!!


Perspectivas para o projeto

 

Algumas ideias atuais para andamento do projeto...

Mapas impressos da cidade → Um belo mapa a partir do OpenStreetMap sobre municípios e cidades e mapas temáticos em PDF e impressos.

RGM GoTo → Mapas interativos e personalizáveis através de URLs amigáveis e Códigos QR.


Mapillary, fotografia e street view

Conheça um lugar ou mostre como é o mundo ao seu redor e lugares que você gosta tirando sequências de fotos de paisagens ou de percursos a pé, pedalando ou dirigindo. Depois é possível ver no próprio aplicativo ou no site um mapa com as fotos que você, seus amigos e pessoas a sua volta também tiraram. É possível visualizar e compartilhar de diversas formas, e até melhorar o mapa da região com essas fotos... e tem muito mais! Conheça o Mapillary: http://www.mapillary.com/

See video

Onde encontrar o que eu procuro num mapa de um lugar que não conheço?

Com OpenStreetMap é possível! Existem projetos que respondem essa pergunta. Um deles é leaflet layer overpass, baseado na ferramenta overpass turbo. Fiz alguns testes e compartilho os resultados.

 

Acesse o mapa e confira: http://www.projetorgm.com.br/map/


Mapa do RGM agora é capaz de destacar dados do OpenStreetMap

Em outras palavras, quando você abre um mapa você procura algo, mas a pergunta que faz a ele é: “Onde encontro o que procuro?” E é essa a ideia, levantar rapidamente o que o visitante procura.

Observação: O mapa está usando o plugin Leaflet Layer OverPass, que está em constante aperfeiçoamento. No momento, esse plugin apenas suporta pontos/nós, o que quer dizer que ways/linhas, (elementos como áreas – o contorno de um prédio) não são retornados pelo plugin por enquanto.

 


Mapa exibindo unidades de conservação da região

Continuando os testes com Mapbox.js, adicionei dados do MMA, Ministério do Meio Ambiente sobre as unidades de conservação locais.

Em um dos testes também adicionei uma camada para destacar as nascentes locais. Essas nascentes são dados filtrados do próprio mapa do OpenStreetMap através do OverPass Turbo... saiba mais nesse tutorial: https://www.mapbox.com/guides/overpass-turbo/


Mapas interativos com Mapbox e OpenStreetMap

Agora o Mapa Regional utiliza Mapbox.js como ferramenta para criar um mapa amigável ao usuário que exiba de forma interativa o que uma região tem a oferecer.

Os dados de mapas vêm do OpenStreetMap e as imagens do Mapillary. Ou seja, os dados são contribuições de pessoas de toda parte do mundo.


Status do mapeamento através de fotos com Mapillary

Status da coleta de imagens, mapeamento através de fotos com Mapillary:
Atualmente, 7967 imagens carregadas e 324,5 quilômetros mapeados!! Tudo através de um simples smartfone e o aplicativo do Mapillary :)

Muitas dessas imagens ajudaram e estão ajudando a construir o mapa do http://openstreetmap.org/ , além de servir para construir um registro ao longo do tempo da região, informar quem desejar conhecer lugares e alimentar sites e, projetos e serviços baseados no Mapillary.


Crie belos mapas de forma rápida e fácil com Mapbox

Mapbox oferece ferramentas poderosas para criação de mapas com simplicidade e ao mesmo tempo toque profissional. Destaque para o aplicativo Mapbbox Studio e o editor online. Você pode facilmente criar, adicionar e importar dados de outros formatos como csv, kml e gpx com total controle de design e muitas outras opções.

 


Mapeamento dos Postos do Acessa SP no OpenStreetMap

No ano passado comecei a colocar alguns postos do Acessa no mapa, e lancei o desafio Postos do Acessa no OpenStreetMap. Para ajudar mais gente a participar, fiz uma ferramenta para acompanhar e contribuir com o andamento do mapeamento e levantamento das informações.


Novo logo do projeto

 

O projeto começa o ano com um novo logo, inspirado no OpenStreetMap e no aspecto de ser um projeto para uma região como um todo, um projeto sem fronteiras. O logo anterior tinha o contorno do município de origem, Ribeirão Grande e não dava esse aspecto.

Confira o site: https://projetorgm.com.br/

Novo logo do projeto

Projeto RGM no boletim de notícias do Mapillary

No final de 2014, uma experiência feita pelo RGM saiu no boletim de notícias do Mapillary.

O Calendário com fotos do Mapillary permite criar calendários para o ano de 2015 com fotos disponíveis no site do Mapillary e é de código aberto. Site: https://projetorgm.com.br/calendario


RGM usando Git

Essa seria umas das coisas do tipo “eu deveria ter feito antes”, mas bem... o projeto passa agora a usar Git como sistema de controle de versão em alguns de seus trabalhos. Basicamente por essas razões:


Divulgar conteúdo