Saber Viver

O Projeto é realizado com alunos/as da APAE de Pedreira
O que é o seu projeto?: 

Fazer com que alunos da APAE do Município frequentem o Acessa durante um dia na semana e realizem atividades utilizando os computadores, bem como: pesquisas e jogos nos programas do computador, como o editor de texto e os navegadores, e também realizem atividades lúdicas, como pintar e ler livros enquanto esperam para utilizar os computadores.

Por que ele é importante?: 

É uma forma de interagir com outra realidade e dar oportunidades de interação social e digital para todos.

Quais são os passos e estratégias para preparar seu projeto?: 

Os alunos virão até o Acessa com a finalidade  de pesquisar sobre assuntos diversos e depois, juntamente com a professora e no espaço da APAE irão confeccionar um caderno com os assuntos pesquisados. A pesquisa será realizada com a orientação da Professora e de um Monitor do Acessa, enquanto alguns alunos utilizam os computadores no revezamento, outros aguardam realizando atividades lúdicas, como pintar e ler histórias. 

Público Alvo: 
Alunos da APAE de Pedreira
Tipo do projeto: 
Pessoas com Deficiência
Posto do AcessaSP: 
Nome e e-mail dos participantes e/ou parceiros: 
Lucila Pavanello (lucila.pavanello@yahoo.com.br)
Número esperado de participantes do projeto: 
45

Bom dia!!! :)

Fazia um bom tempo que já não nos falávamos hein?! rsrsrs

Só vim pra deixar vcs a par, de que os nossos lindos aluninhos estarão de volta lá para março, só depois do carnaval, e nós, aqui no AcessaSP de Pedreira, já estamos super ansiosas!!! hahaha

Essas férias estão sendo muito longas.... :/

Um bjo grande a todos e bora aguardar!!! :*

 


Um mês sem o "Saber Viver"

Nesta semana aqui na cidade de Pedreira foi decretado Feriado para o funcionário púbico por ser Dia do Servidor Público, sendo assim, estaremos completando um mês exatos sem a realização do projeto.

Isto vem acontecendo desde que os computadores estão apresentando lentidão e até travando. Com tudo isso não tem como dar continuidade nas atividades planejadas com os aluninhos da APAE.


Projeto Folclore

Bom dia pessoal do Acessa SP!!! O nosso mês de agosto encerrou com chave de ouro, e os nossos aluninhos chegaram até nós com o projeto de pesquisa com o tema: FOLCLORE. E tudo isso foi muito interessante, desde de a interação com o projeto até a dedicação deles (como sempre)!!!

Professora com os alunos
Alunos esperando a impressão do desenho folclórico
Professora auxiliando na pesquisa
Alunos assistindo vídeo folclórico
Nossos alunos queridos S2

Os lindos/as voltaram!!! S2

Olá pessoal, boa tarde!!!

O nosso Projeto retornou com a bola toda desde a semana passada, e os nossos aluninhos já estão voltando à mil!!!

Monitora Camila auxiliando os alunos.
Monitora  Lucila (ao fundo) e Professora Angelina da APAE (na frente) auxiliando
Monitora Lucila e Professora Angelina auxiliando os alunos
Rodrigo, Guilherme (alunos) e Camila (Monitora) pintando e bordando...

Férias de Julho!!!!! EBBBAAAA!!!! \o/

Olá gente linda de todos os Postos dos Acessa, hoje vim informar a vocês sobre as férias da galerinha da APAE aqui de Pedreira durante este mês de julho. Portanto, o nosso projeto vai dar uma descansadinha neste mês, mas estará à mil a partir da segunda semana de agosto!

Projeto Maravilha!

É tão gratificante saber que algo do qual você faz parte deu tão certo e a tanto tempo, e que faz tão bem a tantas pessoas.

Semanas de Parceria

Na Biblioteca Pública Municipal de Pedreira onde se localiza o Acessa São Paulo, agora também existe um novo Projeto chamado Agenda Cidadã, que proporciona aos usuários acesso gratuito à internet, para que eles possam realizar pesquisas, acessar vídeos e jogos online. 


Dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down

Todos os dias são ótimos dias para praticarmos a inclusão, para colocarmos em prática o nosso amor pelo próximo. E hoje é somente mais uma data comemorativa, uma data para que nos lembremos de que essas pessoas são tão especiais quanto nós mesmos.

DIGA NÃO AO PRECONCEITO! DIGA NÃO À DISCRIMINAÇÃO!!! 


Entendendo melhor...

Hoje os alunos da APAE estarão conosco para mais um dia de Projeto Saber Viver!
Estamos super felizes com esta parceria e também por ela estar dando certo por tanto tempo.

Projeto Saber Viver esta à mil!!!

O Projeto Saber Viver continua com tudo!!!! Quando a gente acha que o Projeto está encerrado, que os alunos perderam o interesse, eles nos surpreendem e voltam com força total!!! 

E agora são três salas para atendermos, com alunos de idades diferentes, que se revezam para que cada semana uma sala possa participar conosco do Projeto. Que funciona todas as sextas feiras, das 13:30 às 14:30 h, aqui no Posto do Acessa São Paulo de Pedreira, localizado no Biblioteca Pública Municipal de Pedreira.

Quem faz o bem, colhe o bem!

Reflexões

Enquanto o pessoal da APAE nao volta para as aulas, deixamos aqui algumas reflexoes: 

" As pessoas e circunstâncias ao meu redor não fazem de mim o que eu sou, elas revelam quem eu sou." - Laura Schlessinger

" Embora o mundo seja cheio de sofrimento, ele também é cheio de superação." - Helen Keller

Boa tarde!


Na expectativa

Estamos aguardando notícias da APAE quanto ao retorno dos alunos, que provavelmente será em fevereiro. Estamos nos preparando para recebe-los da melhor maneira possível, cheias de ideias e vontade de trabalhar. Estamos aguardando o retorno com ansiedade. #ESSEANOPROMETE


Férias

Os nossos alunos continuam de ferias, mas as nossas ideias continuam a mil para o retorno deles. Estamos com saudades e ansiosas para o retorno deles as aulas.  #VOLTEMLOGO


Paradinha de final de ano

O Projeto que era para ter o seu término no final do ano se estendeu, e terá continuidade no ano de 2014, mas durante o mês de dezembro os alunos não participarão do Projeto, portanto, este mês o Projeto está estagnado, mas no próximo mês ele virá com a corda toda!


Iniciando o Projeto

Iniciamos o Projeto no dia 31 de outubro com a participação de 12 alunos da APAE Pedreira, juntamente com a professora Graziela que os auxiliou na busca por atividades referentes ao meio ambiente. O alunos se divertiram e aprenderam com as atividades proporcionadas pelos sites referentes ao meio ambiente e aos desenhos que eles pintaram, também sobre o meio ambiente. No segundo dia de Projeto dia 11 de novembro, os alunos utilizaram jogos na internet com intuito de estimular o desenvolvimento da sua coordenação psicomotora. Esperamos que nosso Projeto continue assim, estimulante.


Comentários

imagem de Camila Francisconi dos Santos

Olá! Boa tarde!
E o nosso Projeto volta com força total em 2015, com mais alunos cadastrados e com uma parceria super legal da APAE.
O Projeto já foi reiniciado no mês de fevereiro e conta com a parceria de duas Professoras, uma Monitora/Projetista e Responsável Institucional.
Os alunos estão cada vez mais familiarizados com a Rede Digital e se divertem durante a utilização dos computadores, sem contar que eles aguardam realizando atividades lúdicas sempre com a supervisão de alguém.
Os alunos mostram-se interessados e satisfeitos com o trabalho realizado.
Nós, Monitora/Projetista e Responsável Institucional nos sentimos muito realizadas com essa parceria!

imagem de Erica Campanha

:) que legal! Conta depois como foi e vou te dando mais dicas.
Fico muito feliz com a sua animação e dedicação Camila. Muitas conquistas virão por aí.

Aguardo suas novidades!

Abração!

imagem de Camila Francisconi dos Santos

Adorei as suas idéias Erica, com certeza irei aplicar isso no Projeto quando os alunos voltarem para as aulas, por enquanto eles estão de férias. Mas tenho certeza que eles irão adorar!

Quanto ao modo como eles irão escrever no blog, eu vou pesquisar a melhor maneira e te aviso qual irá ser a melhor maneira de postar isso no blog.

Obrigada por tudo! bjos

imagem de Erica Campanha

Oi Camila!

Certo, tenho uma sugestão... você pode fazer uma atividade com eles de expressão. É bem importante que não somente eles pesquisem no computador, mas também aprendam a se expressar, tanto para um grupo como escrevendo no computador.

Então eu pegaria um dia de projeto para isso. Poderia juntá-los em um círculo, com as cadeiras do posto mesmo e explicar, por exemplo, junto com um livro:

"Pessoal, hoje vamos fazer uma atividade diferente. Esse é um livro de crônicas, isso significa que alguém decidiu escrever sobre o seu dia-a-dia e as coisas que via por aí. É como se a gente decidisse escrever sobre o que estamos vivendo aqui no posto do Acessa de Pedreira.

Então a atividade será a seguinte, vamos falar um pouco sobre nós e o que estamos achando desses dias que estamos passando aqui no posto. Vou começar por mim. Sou a Camila, estou achando muito especial esses dias aqui no posto, recebendo vocês, vendo tudo o que estão aprendendo e conhecendo na internet".

Daí Camila, depois que eles falarem você pode dizer "agora, assim como os escritores, vamos escrever o que falamos, no computador, no blog do projeto que estou fazendo com vocês e tem até uma foto bem legal de vocês, vamos lá?".

Eu só tenho receio de como você vai fazer para eles escreverem no blog, porque o caminho tradicional é se cadastrar no portal, pesquisar o projeto e comentar na janela. Acha que dá certo? Senão, podemos fazer um cadastro com o nome "ALUNOS APAE" e você faz o login pra eles e eles escrevem.

O que acha?

Divulgar conteúdo