Plano de Atividades

Agora que você já descreveu seu projeto, é hora de colocar a teoria em prática! Este material será o seu principal apoio na condução das atividades, além de trazer algumas dicas e lembretes importantes.

 

Este projeto foi pensado de forma que sua execução seja simples e, com isso, possa ser replicado várias vezes. Por isso, é essencial que você mergulhe no Plano de Atividades para entender as etapas e transmitir aos participantes com propriedade e clareza. Caso ache necessário, você também pode imprimir o Plano de Atividades na íntegra.

 

Para começar, vamos a algumas informações que devem ser pensadas antes mesmo do início do projeto:

 

Pontualidade

  • Procure ser criterioso com relação aos horários. Verifique previamente o melhor horário de início e fim das atividades.

  • Nas atividades que envolvem o uso dos computadores, é preciso planejá-las para durarem 30 minutos, uma vez que as máquinas do posto funcionam desta forma. Caso precise de mais tempo, libere as máquinas novamente.

 

Abordagem

  • Procure tratar os participantes como parceiros, não como alunos. Você deve enxergar o grupo como um verdadeiro time, uma equipe que conta com o seu direcionamento na construção de um novo conhecimento.

 

Respeito à diversidade

  • É interessante incentivar a interação e a fala individual, porém, é preciso respeitar as características particulares de cada um. Alguns serão mais participativos, outros menos, mas, ao longo das atividades, o grupo vai se afinando e as pessoas vão naturalmente se conhecendo melhor.

Dica

No início das atividades, proponha um “aquecimento” aos participantes, lembrando o que foi falado na atividade anterior. Da mesma forma, ao final do trabalho, retome o conteúdo estudado e fale rapidamente sobre os tópicos da atividade seguinte.

 

Importante

Faça uma Lista de Presença com o nome de todos os participantes e as datas de todos as atividades a serem realizadas. A cada encontro, marque quem estava presente e quem não estava. Isso ajudará você a se organizar e é uma forma de documentação importante sobre a realização do seu projeto.

 

Bem-vindo – Jogos e ferramentas de busca de informação

Chegou o grande dia. Você já selecionou os jogos virtuais que você irá usar durante a Gincana Virtual e os participantes estão chegando. Vamos aos passos iniciais:

 

  • Apresente-se;

  • Apresente o projeto;

  • Apresente o plano de atividades;

  • Apresente os benefícios trazidos pelo projeto;

  • Apresentação dos participantes.

 

  • Explique para eles a importância dos jogos para o aprendizagem. Conte a história dos jogos, desde os tempos antigos, até os dias de hoje.

  • Atividade prática: peça para os participantes formarem grupos com no máximo 3 pessoas, O objetivo é que eles falem sobre os jogos que mais gostam, quais costumam ou costumavam jogar e que escrevam os nomes dos jogos em cartolinas. No caso dos adultos e terceira idade, os incentive a contar sobre os jogos da infância de cada um.

Para estimular a troca de experiência entre os participante, é interessante incentivar que cada grupo seja formado por pessoas de faixas etárias diferentes.

 

Internet e ferramentas de busca

Essa atividade levará os participantes a conhecerem as ferramentas de busca da internet e aos diferentes caminhos e formas de encontrar informações.

 

  • Explique que a atividade do dia será uma viagem através da Wikipedia para aprenderem mais sobre a Internet e os computadores.

  • Peça para abrirem a página da Wikipedia que explica o que é internet e o que é a wikipedia. Leia junto com eles os textos, explicando também o que são Links. Incentive-os a clicar nos links e encontrar novas informações. Fale um pouco sobre o que é colaboração e explique que durante a Gincana Virtual ela será muito importante. Faça também uma apresentação do site de buscas www.google.com.br

  • Atividade prática: peça para que conversem sobre como acham que a internet e as ferramentas de busca podem auxiliar nas atividades diárias deles.

 

Link:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperliga%C3%A7%C3%A3o

 http://www.espacoacademico.com.br/092/92amsf.htm

 

 

Jogos Virtuais

Chegou o momento dos participantes começarem a aventurar-se pelos jogos virtuais que estão na internet.

 

  • Encontre textos que tenham relação com o jogo que você irá propor, tanto sobre o tema do jogo, quanto o tipo do jogo. Pode ser uma matéria jornalística sobre florestas se o tema do jogo for a natureza ou um texto contando a história das palavras cruzadas, se o jogo for uma palavra cruzada.

  • Explique para eles a importância dos jogos para o aprendizagem. Conte a história dos jogos, desde os tempos antigos, até os dias de hoje.

  • Atividade prática: momento para os participantes aproveitarem e jogarem. Deixe que joguem à vontade. Sugira que troquem dicas sobre o jogo escolhido.

 

No Material de Apoio tem diversas indicações de jogos virtuais.

 

Link: http://demonweb.wordpress.com/2008/06/18/uma-breve-historia-dos-jogos/

 

Gincana

Este é o primeiro dia da gincana! Você poderá usar o mesmo formato do dia anterior ou poderá fazer algo diferente. O importante é lembrar sempre de fazer uma atividade antes do jogo, para já deixá-los animados para a hora da gincana.

 

  • Pesquise um texto no Google sobre o tema do jogo, leia para os participantes e faça perguntas relacionadas ao que você leu.

  • Atividade Prática: estabeleça junto com os participante quais serão as regras da gincana, como por exemplo, se haverá um número específico de partidas para a pessoas ser considerada vencedora do jogo. Depois, faça uma contagem regressiva e dê inicio ao jogo!

 

Faça um cartaz para anotar a pontuação de todos os participantes da gincana.

 

Quanto mais emoção, mais divertida e construtiva será a gincana! Ah, muitas vezes, um jogo, mesmo sendo infantil, pode ser usado por outras faixas etárias. Teste os jogos, você vai ver o quanto eles são divertidos e construtivos.

 

Link 1: http://www.google.com.br/

 

Gincana

Um novo dia da gincana, um novo jogo! Como um dos objetivos desse projeto é ser educativo, e ao mesmo tempo divertido a proposta de jogo desse dia será diferente.

 

  • Dessa vez escolha uma brincadeira, com palavras e faça juntos com os participantes, para variar um pouco. Lembre-se que a brincadeira deve levar em consideração o público do seu projeto. Você pode fazer também um jogo típico da cidade onde você mora, resgatando a memória e a prática desse jogo.

  • Atividade Prática: dê início à gincana e comemore junto com eles cada vitória.

 

Deixe os participantes jogarem novamente, sempre que houver tempo!

 

Gincana

Neste encontro os participantes poderão escolher os jogos que mais se identificam.

 

  • Escolha vários jogos para serem trabalhados neste dia. Peça para que eles escolham os jogos que gostariam de incluir na gincana do dia. De acordo com os jogos escolhidos peça para que formem pequenos grupos, para buscar mais informações e curiosidades sobre os jogos nas ferramentas de busca da internet.

 

  • Atividade prática: Peça que elaborem perguntas sobre os jogos com base na pesquisa feita na internet e as anotem em um papel. Depois dê largada à gincana: sorteie as perguntas, o grupo que acertar mais respostas, será vencedor do dia.

 

Uma Gincana pode ter diversas formas de incentivar a participação de todos. Variar entre jogos, leituras, debates, brincadeiras vai enriquecer o seu projeto e torná-lo mais divertido para os participantes. Existem muitas maneiras de fazer a leitura, a escrita e a colaboração serem atividades divertidas.

 

Gincana

Comece o encontro, depois de uma conversa, como de costume, propondo que joguem entre si.

 

  • Deixe preparado um texto para leitura - um texto curto, divertido. Quando os participantes chegarem proponha para eles que façam uma votação: se preferem o texto ou um jogo. Monte duas equipes: os que querem o texto e os que querem jogar. Mesmo que apenas uma pessoa queira ler o texto, diga que cada um terá a oportunidade de defender a sua escolha. Se todos escolherem a mesma opção, faça a atividade vencedora. Senão faça as duas atividades, primeiro a vencedora e depois a perdedora, para que todos sejam vencedores!

  • Atividade prática: Depois dê início à Gincana no computador, explicando sempre como é o jogo e ajudando os participantes! Veja se há participantes com mais dificuldades do que os outros e dê uma atenção especial a eles.

 

Preparação do dia da premiação

O projeto está chegando ao fim, é o momento do grupo celebrar o conhecimento adquirido. Para isso, será elaborada uma apresentação.

 

  • Faça uma recapitulação de todas as atividades realizadas. Apresente as postagens registradas no blog da Rede de Projetos. Mostre o quanto você também aprendeu com eles. Pergunte ao grupo se participar do projeto foi válido, e sempre anote o que eles vão falar.

  • Atividade prática: Monte a apresentação, que será apresentada na próxima atividade para mostrar para todos quem foi o grande vencedor da gincana. A apresentação pode ser feita como o participante quiser: em softwares de apresentação, cartolinas, vídeo, oralmente ou combinando todos esses recursos.

 

 

Encerramento do Projeto

Chegou o momento de compartilhar o que foi aprendido e comemorar!

 

- Faça uma conversa: utilize a apresentação elaborada na atividade 8. Peça para que, depois disso, eles contem as impressões sobre a gincana. Se gostaram, se querem mais.

 

  • Aproveite o evento para divulgar a abertura de uma nova turma, caso haja interesse da sua parte. Faça uma lista e deixe na entrada do local para que os interessados se inscrevam.

  • Organize um grupo de voluntários que o ajudem na limpeza e organização do local após seu uso.

  • Comemore!